De acordo com Débora Diniz e Vanessa Carrião (2010), existem três possibilidades de se pensar a oferta de ensino religioso:
Soluções para a tarefa
As três possibilidades são:
Ensino confessional, Ensino interconfessional e Ensino sobre a historia das religiões (aconfessional).
As alternativas são:
A - Ensino confessional, Ensino subconfessional e Ensino sobre a história gerações humanas (aconfessional).
B - Ensino confessional, Ensino interconfessional e Ensino sobre a história das religiões (aconfessional).
C - Ensino profissional, Ensino transconfessional e Ensino sobre a história gerações humanas (aconfessional)
D - Ensino profissional, Ensino interconfessional e Ensino sobre a história das gerações humanas (aconfessional).
E - Ensino confessional, Ensino transconfessional e Ensino sobre a história das religiões (aconfessional).
Ao menos em sentido amplo, o Ensino Religioso não promove a educação profissional, de modo que podemos rapidamente excluir as alternativas C e D.
Ele também não promove ensino "subconfessional", e sim ensino confessional (quando ensina a doutrina de uma religião, visando ou converter o aluno para aquela religião específica ou, no caso de convertidos, aprofundá-los nos conhecimentos teológicos, ou ensino interconfessional, quando visa ensinar "valores e posturas éticas" que são presentes em diversas religiões diferentes, sem buscar a conversão do aluno.
Além disto ele também promove o ensino da história das religiões, que tende a ser "aconfessional" (ou seja, não tem nada a ver com a doutrina religiosa), apenas ensinando, de modo mais ou menos objetivo, a história dos livros sagrados e dos povos, etc.
É correta a alternativa B.