De acordo com Damo (2007, p. 70), “[...] a sociogênese da remuneração dos futebolistas corresponde à alegada compensação pecuniária, exigida pelos egressos das classes trabalhadoras, como contrapartida ao tempo dedicado ao esporte e, portanto, ao tempo não trabalhado”.
DAMO, A. S. Do dom à profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2007.
Considerando o fragmento exposto anteriormente e buscando entender a importância histórica da profissionalização do futebol, analise as afirmações a seguir.
I. A elite inglesa foi aos poucos se distanciando do futebol por resistir aos antigos valores do esporte. Eles não aceitavam a transição do futebol profissional para o amador.
II. Os primeiros passos do profissionalismo no futebol foram resultantes da disposição do público em pagar para assistir um jogo e da dedicação integral dos jogadores para prática do esporte.
III. Os desempregados da Inglaterra – com grande disponibilidade de tempo livre – contribuíram com a evolução do futebol enquanto espetáculo, agregando um jogar mais habilidoso e convidativo.
IV. As classes sociais mais baixas tiveram o primeiro contato com o esporte a partir das “peladas”, em que os pobres, negros e mulatos que não frequentavam as instituições de ensino podiam praticar e aprimorar suas habilidades no futebol.
É correto o que se afirma em:Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CERTAS.
Explicação:
VERDADEIRO Já a elite inglesa passou a afastar-se do futebol sob o argumento de que não aceitava os novos valores vinculados ao futebol que não os do amadorismo. Configurava-se, desse modo, uma disputa de classes dissimulada por uma transição entre o ethos amador e o ethos profissional. PÁGINA 175
VERDADEIRO A partir do momento em que existia um público disposto a pagar para assistir a um jogo e jogadores com dedicação integral, abriu-se o caminho ao profissionalismo. PÁGINA 175
VEDADEIRO A estética do futebol inglês, que garantiria os elementos para que este se profissionalizasse,
foi gestada pela população desempregada Do país que, com grande disponibilidade de tempo, incorporou ao futebol novas formas, estas mais habilidosas e atraentes.
VERDEIRO O futebol praticado pela classe alta conservou seu caráter puramente amador, condizente com sua origem aristocrática inglesa. Lentamente as classes mais baixas puderam ter contato com o nobre esporte bretão por meio das famosas “peladas”, nas quais os meninos pobres, sobretudo os negros e mulatos, que não iam à escola, desenvolviam suas habilidades neste novo esporte.
Resposta:
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Explicação:
I - Falso, Já a elite inglesa passou a afastar-se do futebol sob o argumento de que não aceitava os novos valores vinculados ao futebol que não os do amadorismo. Ou seja, a transição foi do amador para o profissional, e não do profissional para o amador.