De acordo com Costa (2016, p.166): “Trata-se de um modelo de agricultura que pode ser interpretado como um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos cultivos, o que exige um gerenciamento mais detalhado, em especial, na aplicação de insumos diante das reais necessidades da área. Ferramentas como GNSS (Global Navigation Satelite System), SIG (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e de sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e da mecatrônica são comumente utilizados em seu desenvolvimento”.
Costa, Tiago Ribeiro da . Novas Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio. Reimpressão. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
O trecho acima destacado faz alusão a uma modalidade de agricultura que tem se desenvolvido muito nos últimos tempos. Mediante o exposto, assinale a alternativa que apresenta o nome desse tipo de agricultura:
Alternativas
Alternativa 1:
Agricultura Agroecológica.
Alternativa 2:
Agricultura de Precisão.
Alternativa 3:
Agricultura Convencional.
Alternativa 4:
Cultivo Mínimo.
Alternativa 5:
Agricultura Espacial.
Soluções para a tarefa
Trata-se de Agricultura de Precisão.
Em síntese, a Agricultura de Precisão pode ser compreendida como a junção (união) de pessoas, tecnologias e máquinas para realizar as mais variadas atividades agrícolas.
Na atual dinâmica global, este tipo de agricultura é visto no agronegócio, onde os empresários precisam entregar as commodities agrícolas (café, soja, milho) no tempo certo.
Dentre os principais recursos da Agricultura de Precisão, podemos citar:
testes científicos para verificar o potencial produtivo por hectare;
sistemas de irrigação tecnológicos - onde os técnicos podem escolher e programar os horários adequados para irrigar o solo;
colheitadeiras com computadores de bordo.
Lute pela realização dos seus sonhos!
agricultura de precisão esta correta