De acordo com cientistas da Universidade de Chicago, o aperfeiçoamento cada vez maior dos computadores eletrônicos permite que essas máquinas, além das tarefas tradicionais de armazenar, processar e analisar dados, se tornem também capazes de descobrir padrões lógicos nos dados, chegando até a formular hipóteses explicativas, sem precisar da intervenção humana.
Essa possibilidade surpreendente da Inteligência Artificial está baseada em pesquisas iniciadas pelos filósofos gregos com o objetivo de
(A) estudar os processos mentais do pensamento lógico-racional.
(B) construir máquinas para facilitar a execução de tarefas.
(C) simular os métodos dos oráculos para prever acontecimentos.
(D) agilizar as operações comerciais.
(E) definir a conduta social mais adequada.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a A)
Os estudos de Inteligência Artificial se relacionam com os estudos de Teoria do Conhecimento (ou epistemologia) ao interno da filosofia. Dentro deste campo, os estudiosos queriam responder perguntas como: “como o homem é capaz de conhecer alguma coisa?” e “quais são os processos mentais que nos fazem conhecer alguma coisa?”. Com as transformações da técnica, das novas descobertas científicas, e com o avanço da lógica formal, deu-se a possibilidade de se perguntar: “é possível simular a forma como o ser humano executa as suas atividades racionais”? Até certo ponto, já se sabe que sim: desde a metade do século XX foram desenvolvidas máquinas e depois computadores capazes de executar operações lógicas de uma forma até mesmo mais eficiente que a dos próprios seres humanos.