De acordo com Chiavenato (2003, p. 542), barganha ou negociação caracterizam-se por ser um processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências distintas. O autor afirma ainda que grande parte das comunicações dentro das organizações envolve uma razoável habilidade de negociação por parte do administrador”. A negociação não ocorre de maneira improvisada, mas sim de forma bem planejada em cada uma das suas cinco etapas: Preparar, Criar, Negociar, Fechar e Reconstruir.
Esta última etapa, refere-se à:
1. Fechar não basta para um bom negociador. É ainda importante proteger sua imagem e investir nas negociações futuras.
2. Após fazer propostas, receber propostas e fazer contrapropostas, chega o momento de concluir a negociação e tomar uma decisão: aceitar a proposta existente na mesa. Utiliza táticas específicas e envolve critério de decisão.
3. Inclui tudo o que se deve fazer quando se inicia o contato com o outro negociador, antes de começar a fazer ou receber propostas específicas. Nessa fase, a participação de ambos os lados na solução do problema pode apresentar oportunidades para ganho mútuo.
4. Inclui tudo o que deve fazer para obter um acordo que satisfaça seus objetivos. Nessa etapa, o foco está na arte de fazer e receber propostas: é a hora de dividir o bolo.
5. Inclui tudo o que se deve fazer antes de ir (fisicamente ou virtualmente) para a negociação. É uma das fases mais importantes, na qual são criadas as condições necessárias para uma negociação bem-sucedida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
1. Fechar não basta para um bom negociador. É ainda importante proteger sua imagem e investir nas negociações futuras.
Explicação:
Perguntas interessantes