De acordo com Carvalho (2021), a Educação de Jovens e Adultos, conhecida como EJA tem como objetivo garantir a formação integral do estudante, inclusive alfabetizando nas diferentes etapas da educação básica, ao longo da vida daqueles que não tiveram possibilidade de frequentar a educação básica na idade adequada.
CARVALHO, T.C. de. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
O professor que atua nesta modalidade é o responsável por determinar os aspectos relativos à duração do curso bem como a idade mínima dos alunos para o ingresso nas turmas de EJA.
Alternativa 2:
Há uma determinação quanto a idade mínima para o acesso a EJA, contudo, essa norma não se aplica para a idade máxima, dada a diversidade etária da demanda, ou seja, do público que a representa.
Alternativa 3:
É o governo federal o responsável pelos programas que implementam a EJA no Brasil, pois estados e municípios não contribuem para que essa modalidade de ensino aconteça.
Alternativa 4:
A educação de jovens e adultos deverá ser articulada obrigatoriamente com a educação tecnológica, no nível de ensino superior, sem respeitar as regras de cada instituição e a intencionalidade educativa do estudante.
Alternativa 5:
Essa modalidade de educação reconhece os saberes e habilidades adquiridos pelos estudantes em ambientes informais de aprendizagem, sendo estes, os únicos saberes avaliados e considerados mediante as avaliações realizadas no decorrer da EJA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa correta 2.
Explicação:
para ingressar na eja ensino fundamental. necessário 15 anos no ensu o medio a idade minima é 18 anos.
Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi desenvolvida por Paulo Freire como recurso para erradicar o analfabetismo no Brasil (alternativa 2).
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma esfera educacional muito importante no Brasil. Seu objetivo é alfabetizar e conscientizar a classe adulta e idosa mais pobre e inseri-la de modo apropriado no campo do trabalho, ou seja, por meio dos estudos.
Os alunos do EJA, embora com certas dificuldades, não devem ser tratados como incapazes ou excluídos de certos assuntos por tal motivo.
Assim, é necessário que os professores e a estrutura escolar em si deem suporte, a fim de que os métodos sejam eficazes e trazem benefícios aos alunos que querem e precisam ser alfabetizados.
Os alunos do Ensino de Jovens e Adultos precisam tanto de espaço para a construção de sua identidade quanto de tarefas de aula, a fim de compreenderem o processo de ensino-aprendizagem, evitando que o índice de evasão escolar se eleve.
A alfabetização própria do EJA requer fundamentos cautelosos e que sejam pensados para esta classe.
Não é certo pensar que o ensino para este grupo deva ser "facilitado", mas ele precisa de atenção e metodologia própria ao que diz respeito o processo de ensino-aprendizagem e às formas ideais de como o professor será mediador do aluno à obtenção do conhecimento.
Link: brainly.com.br/tarefa/23720338