De acordo com Cademartori (1986) “Quando se consideram as narrativas coletadas, portanto, é preciso levar em conta dois momentos: o momento do conto folclórico, sem endereçamento à infância, circulando entre adultos, e, mais tarde, a adaptação pedagógica com direcionamento à criança. É no segundo momento que surge o caráter de advertência, fazendo com que a personagem que se afaste das regras estabelecidas seja punida, como no conto Chapeuzinho Vermelho. Maravilhosos ou humorísticos, os contos populares, antes da coleta, destinavam-se ao público adulto e eram destituídos de propósitos moralizantes.”
Se antes da coleta de Perrault os contos de fadas não tinham propósitos moralizantes, o objetivo dele ao adaptá-los teria sido, em primeiro lugar:
Escolha uma:
a. Criar textos mais interessantes para divertir as crianças, por meio do uso do maravilhoso.
b. Ganhar fama e ser considerado o verdadeiro autor desses textos, que antes eram anônimos.
c. Trazer para as histórias infantis os valores dos adultos e assim poder inculcar-lhes ideias como de obediência, caridade, etc.
d. Torná-los semelhantes às fábulas de Esopo e La Fontaine, que sempre apresentam uma moral da história.
e. Encantar crianças e adultos por meio de histórias com fadas, bruxas e duendes.
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Trazer para as histórias infantis os valores dos adultos e assim poder inculcar-lhes ideias como de obediência e caridade.
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c. Trazer para as histórias infantis os valores dos adultos e assim poder inculcar-lhes ideias como de obediência, caridade, etc.
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