De acordo com Burgo (2018), os conhecimentos matemáticos devem ser contextualizados para que o estudante possa utilizá-lo em seu cotidiano. No entanto, a escola ainda se prende ao ensino tradicional ao ensinar técnicas de resolução para problemas sem sentido. BURGO, O. G. Metodologia da Matemática. Maringá: Unicesumar, 2018. Neste contexto, analise as afirmações a seguir em relação às aplicações dos números decimais em nosso cotidiano. I. Sistema monetário. II. Medidas. III. Representar apenas quantidades negativas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 3: apenas as afirmações I e II estão corretas, pois tanto o sistema monetário quanto as medidas podem ser representadas por número decimais.
Esta questão está relacionada com variáveis. Na estatística, podemos classificá-las em variáveis qualitativas e variáveis quantitativas.
As variáveis qualitativas expressam a qualidade de uma variável. Elas não são representadas por números e sim por características. Elas ainda podem ser divididas em ordinais e nominais. As ordinais representam ordem, enquanto que as nominais representam nomes.
As variáveis quantitativas expressam a grandeza de uma variável. Logo, elas são sempre representadas por números. Elas podem ser divididas em discretas e contínuas.
Nesse caso, como estamos tratando das aplicações de números decimais, devemos ter variáveis quantitativas contínuas, as quais podem ser medidas por números fracionários. Dentre as alternativas, podemos afirmar que isso ocorre com o sistema monetário e com medidas.