De acordo com Bar-Or (2003), o ideal é que a atividade motora torne-se um hábito familiar, principalmente para as crianças que se encontram na primeira década de vida, e que essa atividade seja motivante para a criança de forma a tornar-se algo espontâneo para ela. A prática motora na primeira década de vida deve ser realizada, porém cuidadosa no que se refere às características de sistemas orgânicos da faixa etária em questão, portanto podemos concordar com o que se afirma em:
Aos 7 anos de idade, indica-se que crianças sejam introduzidas em atividades motoras; esportivas; específicas, com características de treinamento especializado e visando trabalho de performance atlética competitiva em todos os aspectos.
O sistema nervoso já se encontra em satisfatório nível de funcionamento para que a criança de 10 anos de idade realize movimentos diversos, relacionados à modalidades esportivas variadas, podendo iniciar aprimoramen
Soluções para a tarefa
Nem todas as alternativas foram dispostas, porém, posso afirmar que a primeira é incorreta dado que aos sete anos, o foco da introdução das crianças ao âmbito esportivo é o aprendizado lúdico e não o pensamento em alta performance.
As crianças possuem faixas etárias bem definidas (na maioria das vezes) para o desenvolvimento de alguns sistemas, como o sistema nervoso ou mesmo o poder motor dos mesmos , levando em consideração movimentos mais elaborados.
Resposta: As alternativas são as seguintes.
Explicação:
O sistema nervoso não se encontra totalmente maduro, em total funcionamento aos 10 anos de idade, sendo que a criança pode realizar movimentos básicos diversos, mas apresentará considerável dificuldade em coordená-los quando combinados.
A dinâmica de crescimento físico e maturação tecidual apresenta gradual diminuição de gordura corpórea ao longo dos anos na primeira década de vida, sendo então que ao final dessa, a criança apresentará uma grande porcentagem de gordura e formato bastante arredondado.
O aparelho locomotor pode ser considerado em funcionamento próximo ao de um adulto jovem aos 10 anos de idade, podendo-se estimular aprendizagem de técnica e treinamento sistematizado, específico e similar ao do adulto em carga, intensidade e frequência.
O sistema nervoso já se encontra em satisfatório nível de funcionamento para que a criança de 10 anos de idade realize movimentos diversos, relacionados à modalidades esportivas variadas, podendo iniciar aprimoramento técnico dos mesmos.
Aos 7 anos de idade, indica-se que crianças sejam introduzidas em atividades motoras; esportivas; específicas, com características de treinamento especializado e visando trabalho de performance atlética competitiva em todos os aspectos.