ENEM, perguntado por camilaaparecida5189, 1 ano atrás

De acordo com as últimas estimativas da OrganizaçãoInternacional do Trabalho, relativas aos 200 países commais trabalhadores no mundo, do total de 8.515.771acidentes registrados, contabilizaram-se 50.566 acidentesfatais (Anuário Brasileiro da Proteção, 2008). Uma dasprincipais causas desses acidentes fatais no Brasil é ochoque elétrico. A partir dessas informações e com basenas disposições contidas na NR-18 (Condições e MeioAmbiente de Trabalho na Indústria da Construção), julgueos itens que se seguem.I As estruturas e carcaças dos equipamentos elétricosdevem ser eletricamente aterradas.II As redes de alta-tensão dos canteiros de obras podemser instaladas pela própria empresa construtora, desdeque isso seja feito por profissional habilitado.III Os fusíveis das chaves blindadas devem tercapacidade compatível com os circuitos a proteger,sendo permitida sua substituição por outros fusíveis decapacidade superior, desde que a fiação sejaconvenientemente substituída.Assinale a opção correta.A Apenas um item está certo.B Apenas os itens I e II estão certos.C Apenas os itens I e III estão certos.D Apenas os itens II e III estão certos.E Todos os itens estão certos.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por rayllecn
1

Com base nas disposições contidas na NR-18 e nas estimativas fornecidas pela Organização Internacional do Trabalho podemos concluir que a alternativa "c" está correta.  

Assim, julgando os itens dados temos:

I - VERDADE, pois de fato as estruturas e carcaças dos equipamentos elétricos devem ser eletricamente aterradas. Isso evita que o nosso corpo seja utilizado como aterramento para a carga e diminui as chances de um choque elétrico.

II - FALSO, pois as redes de alta-tensão dos canteiros de obras não podem ser instaladas pela própria empresa construtora, mesmo com um profissional habilitado. Isso é responsabilidade da empresa de distribuição de energia da localidade e deve ser feito respeitando as normas de segurança estabelecidas.

III - VERDADE, pois os fusíveis das chaves blindadas devem ter capacidade compatível com os circuitos a proteger, sendo permitida sua substituição por outros fusíveis de capacidade superior, desde que a fiação seja convenientemente substituída.

Desta forma, apenas os itens I e III estão certos.

Espero ter ajudado, bons estudos :)

Perguntas interessantes