de acordo com aristoteles existem tres campos de conhecimento verdadeiro que permeiam ao intelecto do homem conhecer o mundo, atingir a racionalidade e poder pensar sobre a realidade
Soluções para a tarefa
Aristóteles (384-322 a.C.) distingue três tipos de saber:
A experiência ou conhecimento sensível, dado pelo contato direto com a própria coisa, é um conhecimento que se forma por familiaridade com cada coisa, é imediato e concreto e só nos permite chegar ao conhecimento do individual.
Não é transmissível, só se podem oferecer as condições para que as pessoas adquiram a mesma experiência, ou tenham as mesmas sensações. Portanto, o conhecimento sensível é o conhecimento do particular.
A técnica ou o saber fazer é o conhecimento dos meios a serem usados para se chegar aos fins desejados. A técnica não é mais o conhecimento do particular, pois já encerra uma ideia das coisas, participando do universal. Uma vez que encerra uma ideia, pode ser ensinada. A técnica dá o quê e o porquê das coisas.
A sabedoria é o único tipo de conhecimento a determinar as causas e princípios primeiros, a única a poder dizer o quê as coisas são, por que são e demonstrá-las.
As noções universais, pertencentes ao âmbito da sabedoria, são as mais difíceis de se adquirir porque estão muito longe da sensação. Quem escolhe o saber por si mesmo escolhe a ciência dos primeiros princípios e das causas, pois é isso que dá a finalidade a todo o trabalho. Nada existe no intelecto que não passou pelo sensível .
Bons estudos!