De acordo com Araújo (2014), a criança, ao longo dos anos, evidenciou inúmeras transformações, inclusive no contexto escolar, e ocupou diferentes posições na sociedade. Essas transformações a levou a enfrentar diversas situações de vida e de saúde para finalmente, após muitos anos, ser considerada sujeito social com características particulares.
A partir desta premissa, analise e marque a alternativa correta.
a)
No século XIX, a criança era mundialmente percebida apenas como um adulto em miniatura, sem características ou particularidades individuais, principalmente pelo fato de não possuir a linguagem bem desenvolvida.
b)
Entre 1930 e 1940, iniciaram-se os programas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência, todos submetidos às propostas do Departamento Nacional da Criança (DNCr).
c)
Somente na década de 1990 foi implantado o Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil.
d)
Apenas em 2006 foi estruturado o Programa de Apoio à Implantação dos Sistemas Estaduais de Referência Hospitalar para Atendimento à Gestante de Alto Risco.
e)
Em 2010 foi adotado, principalmente pelas regiões norte e nordeste do Brasil, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), surgindo como estratégia para o seguimento da atenção à saúde da criança.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)
Entre 1930 e 1940, iniciaram-se os programas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência, todos submetidos às propostas do Departamento Nacional da Criança (DNCr).
Explicação:
A respeito da promoção da criança enquanto sujeito social com características particulares, é correto o que se afirma em "Entre 1930 e 1940, iniciaram-se os programas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência, todos submetidos às propostas do Departamento Nacional da Criança (DNCr)" (Alternativa B).
História da Infância
Para respondermos essa questão referente a História da Infância, precisamos analisar cada uma das afirmativas, buscando aquela cujo conteúdo é verdadeiro.
- No século XIX, a criança era mundialmente percebida apenas como um adulto em miniatura, sem características ou particularidades individuais, principalmente pelo fato de não possuir a linguagem bem desenvolvida.
Afirmativa falsa, a criança era mundialmente percebida como uma miniatura do adulto no século XI. Nessa época, pela ausência de linguagem bem desenvolvida, a criança não possuía particularidades, nem tampouco recebia atenção especial da sociedade.
- Entre 1930 e 1940, iniciaram-se os programas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência, todos submetidos às propostas do Departamento Nacional da Criança (DNCr).
Afirmativa verdadeira. Entre 1930 e 1940, visando a diminuição das faltas e atrasos de mães no trabalho, iniciou-se o estabelecimento de programas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência por meio do Departamento Nacional da Criança (DNCr).
- Somente na década de 1990 foi implantado o Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil.
Afirmativa falsa, o Programa Nacional de Saúde Materno-Infantil foi implantado em 1970.
- Apenas em 2006 foi estruturado o Programa de Apoio à Implantação dos Sistemas Estaduais de Referência Hospitalar para Atendimento à Gestante de Alto Risco.
Afirmativa falsa. O Programa de Apoio à Implantação dos Sistemas Estaduais de Referência Hospitalar voltado para Atendimento à Gestante de Alto Risco foi estruturado em 1990.
- Em 2010 foi adotado, principalmente pelas regiões norte e nordeste do Brasil, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), surgindo como estratégia para o seguimento da atenção à saúde da criança.
Afirmativa falsa, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), adotada principalmente pelas regiões norte e nordeste, surgiu em 1996.
Aprenda mais sobre a História da Infância:
https://brainly.com.br/tarefa/24594155
#SPJ2