Português, perguntado por guinho10ap, 10 meses atrás

De acordo com Almeida (2010, p. 9), a distinção que se faz entre “linguagem”, “língua” e “fala” tem caráter meramente metodológico, pois esses três conceitos revelam aspectos diferentes de m processo amplo, a comunicação humana. Em relação a esses conceitos podemos afirmar:
Escolha uma:

a. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

b. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua é interior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

c. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

d. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, podendo ser criada e/ou modificadas por apenas um deles, existindo em decorrência de um acordo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

e. A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição individual de caráter concreto. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto social da linguagem humana.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
12

Em relação aos conceitos de “linguagem”, “língua” e “fala”, está correta:

Alternativa C.

A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza.

> Há vários tipos de linguagem, como a linguagem dos surdos-mudos, dos sinais de trânsito, a que usamos para falar, etc.

A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato.

> A língua é uma construção da sociedade para representar os valores, modos de se ver e ser dos grupos sociais.

Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana.

> Cada indivíduo tem um modo particular de falar, ou seja, de utilizar a língua.

Respondido por franciscojosimarl
6

Resposta:

A resposta correta é: A linguagem é todo sistema de sinais convencionais que permite a realização de atos de comunicação, sendo o meio pelo qual a expressão de sentimentos, ideias, desejos e pensamentos se concretiza. A língua, por sua vez, é exterior aos indivíduos, não podendo ser criada nem modificadas por apenas um deles, só existindo em decorrência de um acordo coletivo estabelecido entre seus usuários; ou seja, é uma instituição social de caráter abstrato. Já a fala é a utilização que cada indivíduo faz da língua, sendo o aspecto individual da linguagem humana..

Explicação:

Além disso, a língua possui caráter social, coletivo e abstrato, enquanto a fala possui caráter individual, como vimos no capítulo 1 – Conceitos e princípios básicos para o ensino da Língua Portuguesa, p. 9 – 12.

Perguntas interessantes