História, perguntado por choibeomgyufav, 6 meses atrás

De acordo com alguns autores, o ano de 1991 poderia ser alterado para 1989 no título do livro de Hobsbawm. Por quê?​

Soluções para a tarefa

Respondido por w3bgasparzinha
5

Resposta:Hobsbawm divide a história do século em três "eras". A primeira, "da catástrofe", é marcada pelas duas grandes guerras, pelas ondas de revolução global em que o sistema político econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo e pela virulência da crise econômica de 1929. Também nesse período os fascismos e o descrédito das democracias liberais surgem como proposta mundial. A segunda são os anos dourados das décadas de 1950 e 1960 que, em sua paz congelada, viram a viabilização e a estabilização do capitalismo, responsável pela promoção de uma extraordinária expansão econômica e de profundas transformações sociais. Entre 1970 e 1991 dá-se o "desmoronamento" final, em que caem por terra os sistemas institucionais que previnem e limitam o barbarismo contemporâneo, dando lugar a brutalização e dólares da política e à irresponsabilidade teórica da ortodoxia econômica e abrindo as portas para um futuro incerto.

Explicação:

Respondido por EduardoPLopes
6

Poderíamos substituir o ano de 1991 (ano da dissolução da União Soviética) pelo ano de 1989 (ano da Queda do Muro de Berlim) pois este evento (a Queda do Muro) já determinou que a Guerra Fria havia acabado e que os Estados Unidos haviam saído vencedores neste processo.

Mesmo que a União Soviética ainda continuasse a existir por mais dois anos, toda a Europa Oriental já começaria a passar por processos revolucionários e crises, algumas delas bastante violentas (como nos Bálcãs) no final da década de 1980, depois da Queda do Muro.

Um outro argumento neste sentido é que considerando como 1989 o fim da Guerra Fria o foco é menos particularmente na Rússia, que seguiria socialista até 1991, mas na Europa Oriental como um todo.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/18178867

Anexos:
Perguntas interessantes