ENEM, perguntado por vidaesperanza3918, 1 ano atrás

De acordo com algumas teorias políticas, a formação do estado é explicada pela renuncia que os indivíduos fazem de sua liberdade natural quando, em troca de garantia de direitos individuais, transferem a um terceiro o monopólio do exercicio da força. O conjunto dessa teoria é denominado contratualismo. Assinale a alternativa que apresenta seus principais representantes: a - santo agostino, são tomás de aquino e platão b- hobbes, rousseau e Locke c- socrates, aristoteles e platão d- Montesquieu, voltarire e Rousseau e- Nietzsche, sartre, Marx

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
217

O contratualismo é uma teoria da filosofia política da Modernidade, muito comum nos séculos XVII e XVIII e que serviu como base ideológica para a revolução francesa.

Com isto em mente podemos excluir pensadores anteriores à este período (Sócrates, Platão,  Aristóteles, São Tomás e São Agostinho) e pensadores posteriores ao mesmo período (Nietzsche, Sartre, Marx).

Dos pensadores da época, Montesquieu e Voltaire não se preocupavam tanto com a teoria contratualista quase preocupavam com outros aspectos relevantes da política nacional, de modo que é correta a alternativa B.

Respondido por larissamagrani
1

Os principais representantes do contratualismo são: Hobbes, Rousseau e Locke (B).

O contratualismo de Hobbes

Thomas Hobbes refletiu sobre o estado de natureza e a função da sociedade civil moderna. Para ele, o estado de natureza foi um ambiente de guerra, egoísmo e de conflito intenso entre os sujeitos.

Assim, para se manter a paz e a união social, criou-se uma sociedade civil baseada no contratualismo, onde os cidadãos abdicavam da sua liberdade para adquirirem segurança estatal, criando a ideia de um rei absolutista, detentor de todo o poder do povo.

Saiba mais sobre Hobbes em: brainly.com.br/tarefa/20719159

#SPJ3

O contratualismo de Rousseau

Rousseau pensa o estado de natureza como uma esfera de felicidade e viver harmônico entre os sujeitos. Contudo, houve a necessidade de se firmar um pacto civil em prol do consenso e dos interesses comuns.

Rousseau era um filósofo que escrevia sobre política, educação e teorizava sobre o contratualismo. Acreditava que o ser humano era feliz no estado de natureza, mas a sociedade o corrompia.

O contrato surge como meio para a realização de questões jurídicas, dando espaço para o planejamento social.

Saiba mais sobre Rousseau em: brainly.com.br/tarefa/30514636

#SPJ3

O contratualismo de Locke

John Locke, ao contrário de Thomas Hobbes, entende que o estado de natureza era a esfera onde os seres humanos conviviam pacificamente e de acordo com os seus direitos naturais e fundamentais.

Entretanto, precisou-se criar uma esfera social jurídica para ratificar as leis naturais em jurídicas, como: direito à vida, à liberdade e à propriedade privada.

Assim, criou-se a função de um rei árbitro, que media as relações de conflito entre os sujeitos, a fim de legitimar a paz na sociedade civil.

Saiba mais sobre Locke em: brainly.com.br/tarefa/26300971

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes