De acordo com Agência Embrapa de Informação Tecnológica – AGEITEC (2020) a certificação socioambiental é um instrumento econômico válido e viável para diferenciar produtos e produtores de acordo com certos valores e critérios, com vistas a superar barreiras não-tarifárias vigentes no comércio internacional de mercadorias, obtendo preços adequados junto aos consumidores mais exigentes, tanto no país como no exterior. A certificação socioambiental surgiu com o objetivo de ser um dos mecanismos de promoção e incentivo às mudanças de qualidade na agricultura em direção à sustentabilidade. Entretanto, a certificação não deve ser encarada como uma solução, embora possa cumprir interessante papel no sentido de promover transformações em segmentos produtivos, como tem ocorrido nos setores florestal e agrícola. Esses processos de transformação devem ser acompanhados de políticas públicas, pesquisas e outros instrumentos complementares. Os certificadores avaliam o desempenho da operação auditada frente a padrões mínimos existentes. É importante salientar a predominância de diferentes tipos de avaliação de desempenho em relação às avaliações de procedimentos, principalmente no sistema de certificação International Organization for Standartization (ISO). Com a crescente competição por novos mercados, maior número de países importadores lança mão de barreiras não-tarifárias. Assim, os setores com certificação socioambiental, além de alcançarem mais facilmente oportunidades de comercialização, contribuem para melhorias no ambiente e na comunidade. Em nossa disciplina abordamos três cadeias produtivas importantíssimas em nosso país, da cana-de-açúcar, do algodão e de frutas. Em todas estas cadeias produtivas os produtores e as empresas do setor podem aderir a programas de certificação, e se beneficiar tanto no mercado nacional quanto internacional. De acordo com o exposto faça uma pesquisa sobre certificações que os produtos ou empresas ligadas a estas três cadeias produtivas podem adquirir para se diferenciar no mercado. Após a pesquisa redija um texto abordando três selos de certificação, um para cada uma das cadeias estudadas em nossa disciplina, para isso indique a cadeia, o nome da certificação e descreva a mesma, abordando os critérios para ser obtida e as possíveis vantagens ligadas à utilização desta certificação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bonsucro, BCI e EUREPGAP
Explicação:
Com a sustentabilidade em foco em todo o mundo, a certificação Internacional Bonsucro é uma ótima opção para o setor sucroenergético, pois visa garantir elevados critérios econômicos, ambientais e sociais em todo o processo de cultivo de cana-de-açúcar e derivados.
Já no caso do algodão, a Certificação BCI, ou melhor dizendo, certificação Better Cotton Initiative (Iniciativa por um Algodão Melhor) tem como objetivo garantir um futuro mais sustentável para o setor de produção de algodão. E conta com princípios importantes que são muito valorizados pelo mercado.
Princípios como por exemplo:
Zelar e preservar a qualidade da fibra
Conservar os habitats naturais
Minimizar os impactos prejudiciais das práticas de proteção à cultura de algodão
Utilizar a água de maneira eficiente e zelar por sua disponibilidade
Promover relações justas de trabalho
Cuidar da saúde do solo
Trazendo o conceito das certificações para a cadeia produtiva de frutas o EUREPGAP é um dos certificados mais usados, é um sistema de gestão da qualidade, com a finalidade de melhorar os padrões dos produtos da indústria alimentícia, dentre as exigências da certificação se destacam as seguintes prioridades:
Proteção do meio ambiente, segurança e saúde, segurança alimentar; bem-estar ocupacional e o bem-estar animal.
Três selos de certificação que podem ser adquiridos nas cadeias produtivas de cana-de-açúcar, do algodão e de frutas Bonsucro, BCI e EUREPGAP.
Diante da importância dos três produtos para a economia brasileira, o processo de certificação e reconhecimento internacional são ótimas ferramentas para favorecer a qualidade de tais produtos no país.
A certificação Internacional Bonsucro é uma excelente opção para o setor de produção e cana de açúcar. Trata-se de um padrão de qualidade que comprova que a empresa segue rigorosos padrões e normas internacionais para a produção sustentável do produto.
No que tange ao setor de algodão, a Certificação BCI é a recomendada, por se tratar de iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade do Commodity, gerando o menor impacto ambiental possível.
No que se refere a cadeia produtiva de frutas, o certificado mais comum é o EUREPGAP, que traz uma série de padrões de qualidade e boas práticas agrícolas para a indústria alimentícia, respeitando o meio ambiente, saúde e segurança dos indivíduos e bem estar.
Bons estudos!