De acordo com a visão de Fayol, a eficiência das organizações era proveniente de sua estrutura, estando relacionadas à capacidade de seus administradores de pensarem a organização como um todo. A partir disso, defendia que a administração não somente era uma ciência inerente às organizações produtivas, mas ao cotidiano do ser humano. Em função disso, considerava que ao administrador, caberia possuir uma série de qualidades, conhecimentos e experiências, que seriam indispensáveis (SIQUEIRA, 2019).
A respeito das qualidades e aptidões do administrador na visão de Fayol, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao administrador caberia somente possuir qualidades físicas e mentais. As qualidades morais não dizem respeito à empresa e, portanto, não deveriam ser levadas em conta.
II. ( ) Caberia ao administrador possuir tanto o conhecimento geral, que diz respeito a assuntos não relacionados à função, quanto os específicos, inerentes à sua atuação.
III. ( ) O administrador deve possuir energia, firmeza, iniciativa, disposição, responsabilidade, lealdade, dignidade e tato, qualidades correspondentes ao aspecto moral.
IV. ( ) A experiência é o conjunto de habilidades conquistadas a partir das lições aprendidas no dia a dia da função do administrador, portanto uma das qualidades necessárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A- V, F, V, F.
B- V, F, F, V.
C- F, F, V, F.
D- F, V, V, V.
E- V, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Resposta:
Resposta correta: F-V-V-V
Explicação:
I. ( F ) Ao administrador caberia somente possuir qualidades físicas e mentais. As qualidades morais não dizem respeito à empresa e, portanto, não deveriam ser levadas em conta.
II. ( V ) Caberia ao administrador possuir tanto o conhecimento geral, que diz respeito a assuntos não relacionados à função, quanto os específicos, inerentes à sua atuação.
III. ( V ) O administrador deve possuir energia, firmeza, iniciativa, disposição, responsabilidade, lealdade, dignidade e tato, qualidades correspondentes ao aspecto moral.
IV. ( V ) A experiência é o conjunto de habilidades conquistadas a partir das lições aprendidas no dia a dia da função do administrador, portanto uma das qualidades necessárias.
Feedback da resposta: Pois Fayol considerava como habilidades do administrador as qualidades mentais e físicas, contudo não desprezava as questões morais, que para ele estariam ligadas ao senso de responsabilidade e ao tato. Além disso, a experiência – capacidade de aprender com o trabalho desempenhado – e o conhecimento geral e específico também eram importantes ao administrador.