Filosofia, perguntado por cleisomsr, 11 meses atrás

De acordo com a teoria freudiana, o aparelho psíquico humano estaria estruturado em três instâncias ou esfera. Quais são elas?​

Soluções para a tarefa

Respondido por igorfurioso5
7

Explicação:Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. Para isso, ele propôs cronologicamente algumas hipóteses, entre as quais as mais conhecidas são:

Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. Para isso, ele propôs cronologicamente algumas hipóteses, entre as quais as mais conhecidas são:a hipótese econômica, que concerne essencialmente à quantidade e movimento da energia na atividade psíquica;

Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. Para isso, ele propôs cronologicamente algumas hipóteses, entre as quais as mais conhecidas são:a hipótese econômica, que concerne essencialmente à quantidade e movimento da energia na atividade psíquica;a hipótese topográfica, que tenta localizar a atividade mental em alguma parte do aparelho, que ele inicialmente dividiu em consciente, pré-consciente e inconsciente; e a

Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. Para isso, ele propôs cronologicamente algumas hipóteses, entre as quais as mais conhecidas são:a hipótese econômica, que concerne essencialmente à quantidade e movimento da energia na atividade psíquica;a hipótese topográfica, que tenta localizar a atividade mental em alguma parte do aparelho, que ele inicialmente dividiu em consciente, pré-consciente e inconsciente; e ahipótese estrutural, na qual ele finalmente dividiu a mente em três instâncias funcionais: id, ego e superego, atribuindo a cada uma delas uma função específica.

Aparelho psíquico designa os modelos concebidos por Sigmund Freud para explicar a organização e o funcionamento da mente. Para isso, ele propôs cronologicamente algumas hipóteses, entre as quais as mais conhecidas são:a hipótese econômica, que concerne essencialmente à quantidade e movimento da energia na atividade psíquica;a hipótese topográfica, que tenta localizar a atividade mental em alguma parte do aparelho, que ele inicialmente dividiu em consciente, pré-consciente e inconsciente; e ahipótese estrutural, na qual ele finalmente dividiu a mente em três instâncias funcionais: id, ego e superego, atribuindo a cada uma delas uma função específica.Embora cada hipótese represente uma evolução do pensamento de Freud, não se afirma categoricamente que a mais recente suprime as anteriores, mas apenas que a partir dali a psicanálise passou a enfocar as relações entre as três instâncias psíquicas em vez de apenas classificar um conteúdo.

Qual a diferença entre ego, superego e id? O Ego, o Superego e o Id são instâncias que formam a psique humana. Isto de acordo com a Teoria da Personalidade, desenvolvida por Sigmund Freud em seus estudos sobre a psicanálise

O Id, instinto primitivo, bastante destacado em crianças é a forma irracional da mente que faz as pessoas agirem de forma impulsiva e irracional.

O Ego, denominado equilibrador das forças irracionais e racionais, age sempre pressionado pelo Id e pelo Superego cabendo a ele a dosagem entre as vontades liberadas pelo Id e entre as limitações liberadas pelo Superego. É a parte consciente do aparelho psíquico que faz com que um indivíduo consiga regular suas ações e reações.

O Superego, denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas conseqüências. A partir de suas influências, busca através do Ego reprimir o Id para que nenhuma ação e reação sejam realizadas irracionalmente.


igorfurioso5: era isso que vc queria?
cleisomsr: era mais eu queria saber das esferas
igorfurioso5: tá bom então eu vou ageitar
igorfurioso5: parceiro eu fui conferir aqui e essas são as 3 instâncias de Freud
cleisomsr: obrigado amigo tá certo mésmo
cleisomsr: eu tenho outra atividade nó meu perfil responde pra mim por favor
igorfurioso5:
Respondido por BrenoSousaOliveira
0

Para Freud o aparelho psíquico humano é dividido em três partes: O id, o ego e o superego. Eles ajudam o ser humano a conhecer sobre o mundo e sobre sua própria existência.

Freud e sua teoria do aparelho psíquico humano

As três partes do aparelho psíquico humano, de acordo com Freud, são o id, o ego e o superego. O id é a parte inconsciente da psique que se preocupa principalmente com a gratificação e o prazer, enquanto o ego é a parte consciente que atua como o "princípio da realidade" e procura equilibrar as exigências do id com as exigências da realidade.

Finalmente, o superego é o componente moral da psique que procura impor valores, morais e ideais ao ego. Em essência, estas três partes trabalham juntas para formar uma psique humana dinâmica e complexa.

Para saber mais sobre as teorias de Freud, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24235995

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes