Geografia, perguntado por marialuizasr201, 1 ano atrás

De acordo com a Teoria da Placas Tectônicas, Wegener estava certo? Qual é a principal diferença entre a Teria das Placas Tectônicas e a Teria da Deriva continental?

Soluções para a tarefa

Respondido por Letíciamerino
243
De acordo com Wegener, os continentes, que já haviam estado juntos em um único continente (Pangeia), continuavam se separando, em movimento por uma força que não podia ser explicada. Essa era a teoria da Deriva Continental. A Teoria de Placas Tectônicas mostrou que não são os continentes que se movem, mas sim, grandes "pedaços" da litosfera chamados placas tectônicas, e esse movimento acontece por causa das correntes de convecção no manto. A Teoria da Deriva Continental abriu caminho para a Tectônica de Placas.
Respondido por marigiorgiani
20

De forma geral Wegener estava, sim, certo. Anos após a sua morte, a teoria foi amplamente estudada e hoje se conhece em mais detalhes.

A Deriva Continental

Em 1915, o alemão Alfred Wegener publicou a Teoria da Deriva dos Continentes, propondo que há 200 milhões de anos atrás todas as massas emersas de terra estariam reunidas em um único supercontinente, denominado Pangeia, envolto por um mar universal, a Panthalassa.  

Posteriormente, essa massa continental fraturou-se em partes menores que se dispersaram em consequência de movimentos horizontais.

A teoria da Tectônica de Placas

Essa teoria postula que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera - que engloba toda a Crosta e a parte superior do Manto, até cerca de 100 km de profundidade - está quebrada em um determinado número de placas rígidas, que se deslocam com movimentos horizontais que podem ser representados como rotações com respeito ao eixo que passa pelo centro da Terra.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19427226

Anexos:
Perguntas interessantes