De acordo com a sua função principal como são classificados
Soluções para a tarefa
Função é um substantivo feminino que indica um cargo, um exercício, uma missão, uma incumbência, uma utilidade, um entendimento.
A palavra função é um substantivo que define diversos significados. No âmbito da Biologia, função é a ação própria de um órgão ou sistema, que trabalham para a conservação de um ser vivo. Também pode ser o trabalho de um instrumento ou de uma máquina, o desempenho de um cargo, de um serviço, ou um ofício.
Na Gramática, função é o papel da palavra na oração.
Em Matemática, função é qualquer correspondência entre dois ou mais conjuntos. É a correspondência entre o domínio de duas variáveis. Algumas das funções mais conhecidas são: função exponencial, quadrática, inversa, etc.
Em Química, função é o grupamento de átomos que atribui a uma classe de substâncias, em cujas moléculas está presente, um comportamento químico determinado e mais ou menos uniforme.
No Brasil, função é uma expressão regional que significa festa dançante, baile, divertimento, fandango, reunião alegre.
Na área jurídica, função é cada uma das grandes divisões da atividade do Estado, na obtenção de suas finalidades jurídicas (função legislativa, judiciária, administrativa ou executiva). É também o direito, obrigações e atribuições de uma pessoa dentro de sua atividade profissional específica.
O tecido epitelial ou epitélio é constituído por células regulares, geralmente poliédricas, justapostas (bem encaixadas), fortemente aderidas umas às outras por meio de junções intercelulares, havendo pouca matriz extracelular (substância intercelular ou intersticial) entre essas células. Essa pouca substância intercelular no tecido epitelial é formada basicamente por glicoproteínas com função de adesão.
Tecidos epiteliais são avascularizados (não possuem vasos sanguíneos), por isso estão sempre apoiados em tecido conjuntivo subjacente, que contém vasos sanguíneos para nutrir os epitélios associados por meio de difusão.
Resíduos metabólicos derivados das células epiteliais (catabólitos, como gás carbônico e ureia) fazem o caminho inverso, passando para o tecido conjuntivo e sendo removidos pelos vasos sanguíneos.
Entre os tecidos epitelial e conjuntivo adjacentes está presente a estrutura denominada lâmina basal, constituída principalmente por colágeno e glicoproteínas diversas — moléculas produzidas e secretadas pelas células epiteliais.
A lâmina basal prende o epitélio ao tecido conjuntivo adjacente; seu aspecto de malha possibilita o intercâmbio de substâncias entre os dois tecidos.
ORIGEM DO TECIDO EPITELIALO tecido epitelial têm origem em três folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma.
Originam do ectoderma: epitélios de revestimento em pele (epiderme), boca, cavidades nasais e ânus; glândulas mamárias, salivares e sebáceas.
Veja tudo sobre a Pele Humana.Originam do mesoderma: epitélio de revestimento dos vasos sanguíneos (endotélio), epitélios do sistema geniturinário (exceto a bexiga) e epitélio de revestimento de membranas que envolvem órgãos internos (pleura, peritônio e pericárdio).
Originam do endoderma: tecidos epiteliais de revestimento do tubo digestório, exceto boca e ânus; do sistema respiratório; de órgãos como bexiga, fígado e pâncreas; das glândulas tireoide e paratireoide.
Ele protege e evita maior perda de água, protege de atrito,substancias tóxicas e agentes causadores de doenças. Por isso tem em diferentes formatos como achatada cúbica e cilíndrica.
Espero ter ajudado! Bons estudos!