De acordo com a situação presente na FOTOGRAFIA 2, explique qual foi o estímulo recebido pelo seu organismo que gerou a sensação desagradável e qual seria uma resposta adequada do nosso corpo.
Soluções para a tarefa
O estimulo recebido foi a tristeza e a resposta adequada do nosso corpo é se encolher.
Parece que a mulher da imagem está em um estado depressivo/de tristeza.
→ O estímulo do organismo pode ter sido uma maior degradação dos neurotransmissores que causam felicidade.
→ A resposta adequada do organismo é liberar mais neurotransmissores que geram felicidade na fenda sináptica.
Vou explicar utilizando a serotonina (um dos neurotransmissores que causam felicidade) como exemplo:
Como a serotonina causa alegria?
Na ramificação final dos neurônios, as vesículas contendo o neurotransmissor serotonina se fundem com a membrana pré-sináptica e liberam o neurotransmissor na fenda sináptica (espaço entre a membrana pré-sináptica e a membrana pós-sináptica de outro neurônio).
A serotonina se liga ao seu receptor na membrana pós-sináptica e então provoca a abertura dos canais iônicos dependentes de ligante que fazem entrar íons de sódio para dentro da célula, ocorrendo a despolarização e gerando o estímulo elétrico responsável por provocar a sensação de alegria.
Por que gera os sintomas de tristeza?
Enquanto houver serotonina na fenda sináptica, continuará ocorrendo o estímulo que gera felicidade.
No entanto, existem enzimas que degradam esses neurotransmissores e fazem com que o estímulo não dure para sempre, fazendo com que a pessoa não fique sempre feliz, gerando tristeza.
O que pode ter acontecido com a mulher da foto é a degradação desses neurotransmissores que geram felicidade, como a serotonina, ocorrendo a falta desse neurotransmissor na fenda sináptica para gerar o estímulo da alegria.
Para que ocorra a reversão dessa situação (gerar felicidade) é necessária a liberação de mais desses neurotransmissores na fenda sináptica.