ENEM, perguntado por RodrigoKenedy674, 10 meses atrás

De acordo com a Resolução CONAMA n. 01/1986,diversos empreendimentos lineares, comoestradas de ferro, oleodutos e gasodutos, antes deserem executados, estão sujeitos à apresentaçãodo Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivoRelatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).O artigo 6º dessa Resolução discorre sobre odiagnóstico ambiental da área de influência doprojeto com completa descrição e análise dosrecursos naturais e interações para a caracterizaçãoambiental da área antes da implantação do projeto,considerados o meio físico, o meio biológico e osecossistemas naturais.Considerando os possíveis impactos causadospelos empreendimentos lineares, avalie asafirmações a seguir.I. Nos empreendimentos em que predominamobras subterrâneas, como gasodutos eoleodutos, ocorrem alterações em recarga deaquíferos.II. O efeito de borda e a alteração na composiçãode espécies são resultados da fragmentaçãoda paisagem natural causada por essesempreendimentos.III. Em comparação com a construção de outrosempreendimentos lineares, a construção deferrovias ocasiona a menor emissão dos gasesde efeito estufa e sequestro de carbono.IV. Os corpos d’água da área de influência doempreendimento estão sujeitos ao aumentode turbidez e ao assoreamento decorrentesdo carreamento do solo.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B I e III.C III e IV.D I, II e IV.E II, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
6

Considerando os possíveis impactos causados pelos empreendimentos lineares, é correto o que se afirma em: Alternativa D) I, II e IV.

De acordo com a Resolução CONAMA n. 01/1986, os empreendimentos lineares, como por exemplo: estradas de ferro, oleodutos e gasodutos, antes de serem executados, estão sujeitos à apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), pois:

Os empreendimentos em obras subterrâneas, ocorrem alterações em recarga de aquíferos, além disso causam efeito de borda e a alteração na composição de espécies são resultados da fragmentação da paisagem natural.

Enquanto que os corpos d’água da área de influência estão sujeitos ao aumento de turbidez e ao assoreamento decorrentes do carreamento do solo.

Respondido por miguelfzero
0

Resposta:

I- Nos empreendimentos em que predominam obras subterrâneas, como gasodutos e oleodutos, ocorrem alterações em recarga de aquíferos.

II- O efeito de borda e a alteração na composição de espécies são resultados da fragmentação da paisagem natural causada por esses empreendimentos.

III- Em comparação com a construção de outros empreendimentos lineares, a construção de ferrovias ocasiona a menor emissão dos gases de efeito estufa e sequestro de carbono.

IV- Os corpos d'água da área de influência do empreendimento estão sujeitos ao aumento de turbidez e ao assoreamento decorrentes do carreamento do solo.

Explicação:

As sentenças I, II e IV estão corretas.

Corrigida no AVA

Perguntas interessantes