De acordo com a primeira Lei e Newton:
A) Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.
B) Um corpo permanece em movimento apenas enquanto houver uma força atuando sobre ele.
C) Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual a zero, esse corpo somente pode estar em repouso.
D) A inércia de um objeto independe de sua massa.
E) Uma partícula tende a permanecer em aceleração constante.
Soluções para a tarefa
A primeira Lei de Newton, ou como é conhecida, Lei da Inércia, diz que um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que uma força externa altere seu estado de repouso. Também, um corpo em MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) tende a permanecer em MRU, a menos que uma força externa mude o estado de movimento dele.
a) Correto. É exatamente o que o texto acima diz!
b) Errado. Um corpo que está livre de forças pode sim estar se movendo! O que ele não pode é estar acelerando no tempo. A força não é a causadora do movimento, a força pode variar um movimento. Isso se vê melhor na Segunda Lei de Newton, ou como é chamada, Princípio Fundamental da Dinâmica.
c) Errado. Ele pode estar em repouso ou MRU. Como visto acima, ele pode estar em movimento também.
d) Errado. Objetos de maior massa possuem maior inércia, e objetos de menor massa possuem menor inércia. É simples imaginar isso. Pense num caminhão andando com uma velocidade muito alta. Caso esse caminhão precise parar muito rapidamente, será uma tarefa impossível, já que ele tem uma massa enorme. Para alterar o estado de movimento dele é muito difícil, por conta de sua grande massa. Digamos que objetos de maior massa são mais difíceis de serem tirados do lugar, e são igualmente difíceis de serem parados, quando em movimento.
e) Errado. A lei cita claramente "NA AUSÊNCIA DE FORÇAS", ou seja, se o somatório das forças resultar em algo nulo, não tem como haver uma aceleração. Não havendo uma aceleração, o corpo está parado ou em MRU.