Saúde, perguntado por fofynhasabrina69, 10 meses atrás

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2004), a saúde ambiental “se refere aos aspectos da saúde e qualidade de vida humana determinados por fatores ambientais, sejam físicos, químicos, biológicos ou sociais”. Ainda destaca a teoria e a prática de avaliação, correção, controle e prevenção daqueles fatores que presentes no ambiente podem afetar potencialmente de forma adversa a saúde humana de gerações presentes e futuras. Os resíduos provenientes da assistência à saúde são possíveis veículos de contaminação e de poluição do solo, ar e água, estando incluídos no grupo que exige tratamento específico para a preservação do meio ambiente. Assim, toda instituição deve ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), garantindo a exposição mínima dos trabalhadores bem como de outras pessoas e do ambiente. Marque a opção correta quanto às ações de manejo dos resíduos sólidos:
I- O momento da geração é quando o profissional inicia um processo de trabalho que irá finalizar com um resíduo a ser descartado. Nesse momento o profissional já deve ter planejado ações para que a geração deste resíduo não cause nenhum impacto ou risco à sua saúde ou à do paciente ou dano ao ambiente. No momento da segregação, a operação deve ser realizada a considerar a identificação e a separação dos resíduos no momento da geração. É necessário que o empregador garanta o uso de EPI adequado pelos profissionais. A segregação tem como principal objetivo evitar a mistura de resíduos incompatíveis.
II- O armazenamento é o momento de guarda dos resíduos em recipientes adequados de acordo com o seu tipo e suas características, logo após a sua manipulação e geração. Consiste no ato de embalar os resíduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam às ações de punctura e ruptura. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatível com a geração diária de cada tipo de resíduo. O acondicionamento temporário dos resíduos deve ser feito em local específico e apropriado, pois visa à guarda dos recipientes com os resíduos já acondicionados. Deve ser um local em ambiente externo, exclusivo, e com acesso para os veículos coletores.
III- A coleta final é o transporte até a unidade de tratamento ou destinação final. Nesse momento, se devem utilizar técnicas de preservação da integridade física do pessoal designado para essa atividade, da população e do ambiente, e estar de acordo com as normas dos órgãos de limpeza urbana. O tratamento final é o processo realizado dentro dos padrões de segurança que modifica as características físicas, químicas ou biológicas dos resíduos, eliminando ou minimizando o risco associado a estes.

RESPOSTA : b. As sentenças I e III estão corretas e a sentença II está errada.

Soluções para a tarefa

Respondido por fofynhasabrina
3

Resposta:

b. As sentenças I e III estão corretas e a sentença II está errada.

Explicação:

Resposta Correta: B

Comentário: O acondicionamento é o momento de guarda dos resíduos em recipientes adequados de acordo com o seu tipo e suas características, logo após a sua manipulação e geração. Consiste no ato de embalar os resíduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam às ações de punctura e ruptura. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatível com a geração diária de cada tipo de resíduo. O armazenamento temporário dos resíduos deve ser feito em local específico e apropriado, pois visa à guarda dos recipientes com os resíduos já acondicionados. Deve ser um local em ambiente externo, exclusivo, e com acesso para os veículos coletores.

Perguntas interessantes