De acordo com a lógica da competição entre cidades, destacar uma metrópole como local de realização de importantes eventos internacionais contribui positivamente para o desenvolvimento local e regional, pois aquece a economia [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 63.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre megaeventos na estruturação urbana, analise as afirmativas:
I. Esses eventos estão ligados aos interesses de mercado para promoção da cidade na qualidade de mercadoria.
II. O interesse é atrair investimentos do capital internacional, pois esses megaeventos são pontos visíveis de revitalização urbana, de atração de novos investimentos e, por consequência, de crescimento econômico.
III. Megaeventos são vistos como elementos reestruturadores do espaço urbano contemporâneo, tornando-se modelo de intervenção no espaço para enfrentamento da escassez de recursos públicos.
IV. Os megaeventos têm como objetivo promover a integração social, por meio do lazer e do desenvolvimento de práticas esportivas, tornando-se espaços de educação informal.
São corretas apenas as afirmativas:
A I, II e IV
B I, II e III
C II, III e IV
D I e II
E III e IV
Soluções para a tarefa
A I, II e IV.
A lógica da presença de megaeventos nas cidades, está relacionada a qualificação das cidades como espaços de mercadoria, no que tange a revitalização dos espaços urbanos.
Além desta perspectiva, observa-se que os megaeventos, como o Rock´n Rio promove um espaço informal de desenvolvimento educacional, contribuindo para o aprendizado de diversos individuos, alinhado fatores pedagógicas e de prazer em um mesmo local.
Resposta:
B - I, II e III
Explicação:
Comentário: “[...] os megaeventos se tornaram elementos importantes na estruturação urbana ligada aos interesses do mercado para a promoção da cidade na qualidade de mercadoria [I, correta]. [...] Como o interesse é atrair investimentos do capital internacional, os grandes projetos urbanos e os grandes eventos internacionais se tornam mais estratégicos, já que são pontos possíveis de revitalização urbana, de atração de novos investimentos e, consequentemente, de crescimento econômico [II, correta]. Portanto, os megaeventos internacionais são vistos como elementos reestruturadores do espaço urbano contemporâneo, configurando, assim, o melhor modelo de intervenção no espaço para o enfrentamento da escassez de recursos públicos [III, correta]” (livro-base, p. 63). IV, incorreta, pois o objetivo dos megaeventos não é a integração social ou a educação (ainda que eles possam tê-las como consequência indireta), mas atrair investimentos do capital internacional (p. 63).