Psicologia, perguntado por williamcardeal15, 7 meses atrás

De acordo com a Lei 10.436/02, a LIBRAS é reconhecida como uma língua ao invés de linguagem. Explique e exemplifique.
 

Soluções para a tarefa

Respondido por mondoudou2809
22

Resposta:

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Libras são línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.

Respondido por julialiri
4

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como uma língua por possuir regras, estrutura e um sistema próprio de comunicação.

A linguagem pode ser considerada basicamente como o ato de se comunicar de alguma forma, assim, existem as linguagens visual, oral, corporal, entre outras. Nesse sentido, o conceito de linguagem é mais amplo do que o de língua.

Para além do caráter técnico, a LIBRAS é considerada como língua devido ao fato de que o ensino gestual para surdos foi proibido por 100 anos, pois educadores da época acreditavam que os surdos deveriam ser inseridos na linguagem oral ao invés de serem respeitados pela linguagem gestual. Portanto, considerar a LIBRAS uma língua também é uma conquista em consequência da luta histórica da comunidade surda.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/7203045

Anexos:
Perguntas interessantes