De acordo com a interpretação dos historiadores Boris Fausto e Caio Prado Júnior a queda da monarquia brasileira aconteceu
Soluções para a tarefa
Resposta:1) De acordo com o historiador Boris Fausto, as principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.
Mas é preciso destacar que ocorreu uma incapacidade de alguma parte das classes para exercer um poder mais exclusivo, o que resultou na queda do poder dos produtores de café e deixou um lugar vago no poder.
Explicação:
Resposta:
A formação dos Partidos Republicanos e a liderança do Exército foram os fatores que influenciaram diretamente na tomada de poder ocorrida em novembro de 1889.
Explicação:
Tanto a burguesia cafeeira representada no Partido Republicano Paulista quanto o Exército tiveram papéis-chave na Proclamação da República. O primeiro balizava a economia do Brasil, enquanto o segundo tomou as rédeas práticas e tomou o Congresso.
A Guerra do Paraguai (1865-1870) foi um evento circunstancial que ajudou no estabelecimento da posição do Exército como opositor ao regime. A Igreja, por sua vez, tinha o peso popular, mas não foi fundamental na queda do Imperador. O mesmo ocorreu com as leis abolicionistas, que transformaram a situação legal dos negros escravizados, mas não mudou o status quo e nem pesou no processo de tomada de poder.