De acordo com a IDBSM o plano alimentar deve ser individualizado e sustentável de maneira que promova uma redução de peso corporal em torno de 5 a 10%. Devemos fazer uma avaliação nutricional, calculando o índice de massa corporal, circunferência da cintura, e composição corporal quando possível. Também é importante analisar o perfil metabólico através de analises bioquímicas.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Aspectos Fisiopatológicos, Metabólicos e Nutricionais da Síndrome Metabólica II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Tomando como referência a composição do plano alimentar recomendado para a síndrome metabólica, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Mulheres com IMC > 27 kg/m2 e sedentárias poderão receber apenas duas porções de carboidratos por dia, enquanto homens ativos com peso normal poderão ingerir até 11 porções/dia.
( ) Selecionar alimentos integrais ou minimamente processados com baixo índice glicêmico para atingir a quantidade de fibras necessária por dia.
( ) Incluir os ácidos graxos ômega-3 os quais são encontrados em carne bovina e suína, os quais representam até 10% das calorias totais.
( ) Os ovos podem ser utilizados como substitutos da carne, respeitando-se o limite de seis gemas/semana, em função do teor colesterol.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – F – V – V.
b. V – F – V – F.
c. F – F – V – V.
d. F – V – F – F. Correto
e. V – V – F – F.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco que aumenta o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, como diabetes, derrames e hipertensão arterial. A maioria dos fatores de risco metabólicos não apresenta sinais ou sintomas. Para elaboração de um plano alimentar visando a redução de peso, a atividade física deve estar associada a dieta como primeira conduta para o tratamento de indivíduos portadores de SM.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Aspectos Fisiopatológicos, Metabólicos e Nutricionais da Síndrome Metabólica II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Considerando o plano alimentar aos portadores de SM, avalie as afirmativas a seguir:
I. O plano alimentar deve fornecer um valor calórico total (VCT) compatível com a obtenção e/ou manutenção de peso corporal desejável.
II. Para obesos, a dieta deve ser hipercalórica, com uma redução de 200 kcal a 300 kcal do gasto energético total.
III. Promover perdas ponderais de 0,5 kg a 1,0 kg/semana.
IV. Utilizar dietas inferiores a 800 kcal para aumentar a efetividade da redução de peso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Correto
d. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Correto
Pergunta 1
A resposta correta é a alternativa D, FVFF
(F) Mulheres com IMC > 27 kg/m2 e sedentárias poderão receber apenas duas porções de carboidratos por dia, enquanto homens ativos com peso normal poderão ingerir até 11 porções/dia. esta errado pois devera receber seis porções ao dia
(V) Selecionar alimentos integrais ou minimamente processados com baixo índice glicêmico para atingir a quantidade de fibras necessária por dia.
(F) Incluir os ácidos graxos ômega-3 os quais são encontrados em carne bovina e suína, os quais representam até 10% das calorias totais. esta errado pois não são encontrados em carne bovina e suína, e sim em peixes.
(F) Os ovos podem ser utilizados como substitutos da carne, respeitando-se o limite de seis gemas/semana, em função do teor colesterol. Esta errado pois o limite é de duas não seis gemas/semana.
Pergunta 2
A resposta correta é a alternativa C, Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
I. O plano alimentar deve fornecer um valor calórico total (VCT) compatível com a obtenção e/ou manutenção de peso corporal desejável. Esta correto.
II. Para obesos, a dieta deve ser hipercalórica, com uma redução de 200 kcal a 300 kcal do gasto energético total. Esta errada pois a dieta deve ser hipocalórica e nao hipercalórica.
III. Promover perdas ponderais de 0,5 kg a 1,0 kg/semana. Esta correto.
IV. Utilizar dietas inferiores a 800 kcal para aumentar a efetividade da redução de peso. Esta errada pois não se deve utilizar dietas inferiores a 800 calórias pois não são eficazes.