De acordo com a história Sócrates não recebeu muito bem a afirmação de que era o homem mais sábio do mundo. Por causa dessa afirmação ele se pôs em uma busca incansável por saber qual seria o significado dessa frase na realidade e se a frase realmente deveria ser dita tendo ele como
o sujeito. Discuta a necessidade da utilização do diálogo por Sócrates durante a sua busca.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sócrates percebeu que era considerado sábio, não por ter o conhecimento sobre todas as coisas, mas por ser o único a ter ciência de sua ignorância. Com isso, disse a célebre frase: Só sei que nada sei. O qual afirma que a base da filosofia é conhecer a própria ignorância, pois, devido ao fato de sermos finitos, essa sempre será maior que o nosso conhecimento. O que permite que busquemos o saber.
Dessa forma, criou o método dialético, o qual baseia-se em construir o conhecimento por meio do diálogo, sem o receio de estar errado, o oposto da retórica, que buscava relativizar as verdades em busca de sair vitorioso de um debate. Para Sócrates, ser filósofo é amar a busca da sabedoria, e estar errado, faz parte do processo.
O método constitia em:
- Parte: Exortação (abordagem de um desconhecido)
- Parte: Ironia socrática (fingir-se ignorante)
- Parte: Indagação e refutação
- Parte: Maiêutica (parir novas ideias e ajudar as pessoas a pensarem por conta própria)