De acordo com a evolução da administração pública no Brasil, a reforma burocrática e a reforma da gestão pública são citadas como formas significativas de mudanças na área da Administração Pública. Nessa trajetória da Administração Pública são apresentadas três formas de atuação: Administração Pública Patrimonialista, A Administração Pública Burocrática e Administração Pública Gerencial. Com base no texto supracitado, leia as afirmações que seguem:
I. A reforma patrimonialista ocorreu de forma impositiva, pois no tempo dos monarcas já se apresentava a necessidade de separação entre patrimônio público e privado.
II. Na Administração Pública Patrimonialista, os servidores possuem status de nobreza e os cargos funcionam como recompensas, gerando o nepotismo, contribuindo para a prática da corrupção e do controle do órgão público por parte dos soberanos.
III. Na Administração Pública Gerencial, há transferência do Estado para o setor privado de atividades de produção de bens e serviços que podem ser controladas pelo mercado.
IV. A Administração Pública Burocrática foi adotada para substituir a Administração Gerencial. Nesse tipo de administração, o Estado não era entendido como propriedade do rei.
É correto somente o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A Administração Pública passou por algumas evoluções ao longo do tempo, tendo ocorrido mudanças substanciais em seu modelo. Sobre o texto é correto somente o que se afirma em: II e III.
- Erro nas demais alternativas:
I. Na administração patrimonialista não existe distinção entre público e privado, sendo as duas coisas uma só nas mãos do monarca e da nobreza.
IV. É o contrário do que se afirma. A Administração Gerencial foi adotada para substituir a burocrática.
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes