Psicologia, perguntado por babira9581, 6 meses atrás

De acordo com a concepção marxiana, o homem, sujeito de práxis que realiza o trabalho livre, criativo, por meio do qual cria, produz e transforma o mundo, constrói uma complexa trajetória histórica tendo como fio condutor:


A.
o campo de trabalho-elemento constitutivo que dá condição de exercer o ser social.


B.
o trabalho-elemento constitutivo do ser social.


C.
o meio de interação social-elemento constitutivo do ser social.


D.
o cotidiano-elemento constitutivo do ser social.


E.
o conflito-elemento constitutivo do ser social.

Soluções para a tarefa

Respondido por mcavestrocorreia
4

Resposta:

Marx concebe a práxis como atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza. A natureza só adquire sentido para o homem à medida que é modificada por ele, para servir aos fins associados à satisfação das necessidades do gênero humano.

a profissão vem construindo uma hegemonia norteada pela teoria crítica. No desencadear desse processo histórico, o Serviço Social foi se refazendo, negando o conservadorismo, o positivismo, as práticas voluntaristas e filantrópicas, partindo para um direcionamento ético e político em prol da classe trabalhadora, na luta pelo acesso aos direitos e pela legitimação de outros segmentos sociais.

Nesse contexto de renovação e crítica ao Serviço Social tradicional, passa-se a compreender a natureza da profissão e seus objetivos na sociedade, norteando-a com princípios e diretrizes interventivas, fundamentadas e determinadas por uma direção social que tem na liberdade seu valor central. Além de refletir sobre si mesmo, o Serviço Social passa, principalmente na década de 1990, a produzir conhecimentos sobre a atuação profissional, a realidade brasileira e as políticas sociais.


simonedepropria: Letra B
simonedepropria: O trabalho-elemento constitutivo do ser social, a forma essencial de socialização e crescimento humano.
Perguntas interessantes