De acordo com a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross, o estado do Paraná apresenta, grosso modo, três unidades de relevo: os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná e entre eles:
( )uma planície.
( )uma depressão.
( )um tabuleiro.
( )uma escarpa.
( )uma serra.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa que aponta que entres essas três unidades de relevo as mesma possuem uma uma depressão, o que pode ser definida como um área de declive quando, observada do ponto de vista dos cumes dos Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.
Nesses tipos de relevo se tem uma ação que é a deposição de sedimento que acontece por conta do carreamento desse sedimento pelo chuva que esta presente em locais com uma altitude mais elevada.
Segundo a classificação do relevo brasileiro por Jurandyr Ross, o Paraná apresenta três unidades de relevo: os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná e entre eles a Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná.
A Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná tem como característica predominante a grande parte de seus terrenos sedimentares das eras Paleozoica e Mesozoica.
Essa depressão surge como uma larga faixa de terras, localizada entre as terras dos planaltos da bacia do Paraná e do Atlântico leste e sudeste. Suas altitudes podem oscilar entre 600 e 700 m.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/30516848