História, perguntado por cristianderik, 11 meses atrás

De acordo com a Carta de Veneza de 1964, “a restauração é uma operação que deve ter caráter excepcional. Tem por objetivo conservar e revelar os valores estéticos e históricos do monumento e fundamenta-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos. (...) A restauração será sempre precedida e acompanhada de um estudo arqueológico e histórico do monumento”.

Estabeleça uma relação entre a recomendação da Carta de Veneza e os documentos exigidos no Brasil, por parte do IPHAN, para apresentação de projetos de intervenção sobre o patrimônio edificado.

Soluções para a tarefa

Respondido por RPTurolla
1

Olá!


Segundo o manual de “Orientações para elaboração de projeto básico” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional são necessárias alguns projetos e documentos básicos para que seu projeto seja analisado, que são:



- Documentos de identificação e conhecimento do bem
- Anteprojeto
- Projeto Básico
- Projeto Executivo


Para fazermos uma ponte entre a Carta de Veneza e estes documentos pedidos, basta entendermos o que são Documentos de conhecimento do bem, que são nada mais do que o estudo arqueológico do qual nos fala a Carta. Além disso, nos Anteprojeto, é necessário entregar documentos que comprovem como a Arquitetura, Paisagismo, Engenharia e bens integrados eram antes da necessidade de restauração !


Respondido por joaopaiva1971
8

Resposta:

Questão 1  

Texto da questão

Em 1972, com a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - passou a utilizar com maior frequência o termo “patrimônio cultural”, ao invés de “monumentos históricos”. Nesse documento,  foram consideradas três categorias de Patrimônio Cultural.

Considerando esse fato, analise a tabela e associe a coluna A, onde estão descritos as categorias de Patrimônio Cultural e a coluna B com as suas definições.

COLUNA A                COLUNA B

1 - Os monumentos A - Obras do homem, ou obras conjugadas do     homem e da natureza, e as zonas, incluindo os locais de interesse arqueológico, com um valor universal excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

2 - Os conjuntos B - Obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais, elementos de estruturas de carácter arqueológico, inscrições, grutas e grupos de elementos com valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência

3 - Os locais de interesse C - Grupos de construções isoladas ou reunidos que, em virtude da sua arquitetura, unidade ou integração na paisagem têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

Escolha uma:

a.1C / 2A / 3B

b.1A / 2B / 3C

c.1B / 2A / 3C

d.1B / 2C / 3A Correto

e.1A / 2C / 3B

*/*/*/*/*/*/**/*/*/*/*/*/*/*/*/**//*/*/*/*

Questão 2  

Texto da questão

Leia o trecho a seguir:

“Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um patrimônio comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade” (ICOMOS, 1964).

A Carta de Veneza de 1964 é um dos documentos basilares no campo da Preservação de bens de valor histórico, artístico e cultural e segundo ela podemos afirmar que:

Escolha uma:

a.a conservação dos monumentos visa a preservação e a preponderância do valor artístico da obra, em acordo aos princípios do restauro crítico.

b.é inadmissível o deslocamento de obras de arte de seus contextos originais.

c.os elementos de escultura, pintura ou decoração que fazem parte do monumento edificado nunca poderão ser retirados para sua conservação, pois comprometem a unidade do conjunto.

d.a conservação dos monumentos exige a manutenção permanente. Correto

e.os completamentos das partes faltantes devem ser cópias fidedignas dos fragmentos originais para não comprometerem as imagens das obras.

*/*/*/*/**/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*

Questão 3

Texto da questão

“As cartas em geral, e a Carta de Veneza em particular, não são um receituário de utilização fácil, nem de relação mecânica de causa‑efeito. Para poder utilizar suas proposições, que se equiparam a uma norma deontológica, é necessário compreender sua natureza, as discussões que estão em sua base, os modos como suas indicações foram apreendidas e incorporadas na prática ao longo do tempo, e, assim, poder interpretar esses postulados de maneira fundamentada, com rigor metodológico” (KÜHL, 2010)

Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. A Carta de Veneza de 1964 atualizou e aprofundou as proposições da Carta de Atenas de 1931, ampliando a noção de Monumento Histórico e estabelecendo princípios para a conservação, restauração, documentação e publicação de edifícios e sítios históricos. Correto

b. A Carta de Veneza foi elaborada a partir do 1º Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos de Monumentos Históricos, realizado em 1931.

c. A Carta de Atenas de 1931 foi influenciada pelos princípios do restauro crítico.

d. A Carta de Atenas de 1964 é um dos documentos mais influentes no campo da preservação patrimonial.

e. A Carta de Atenas de 1931 resgatou a teoria de John Ruskin, ao condenar o ato de restauração por considera-lo uma forma de se falsificar as obras de arte e de arquitetura.

Explicação: RESPOSTA EM NEGRITO CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas interessantes