Português, perguntado por gabrielakazake57, 7 meses atrás

de acordo com a autora como a literatura contribuiu para criar e difundimento sobre Chica da Silva​

Soluções para a tarefa

Respondido por anitagaribalde2006
7

Resposta:

Chica da Silva é uma interessante figura histórica do Brasil que foi alvo de muita especulação ao longo dos séculos XIX e XX. Filha de um português branco e uma escrava, Chica, que era também uma escrava, conquistou sua alforria e ficou marcada por se relacionar com um dos homens mais ricos do Brasil durante a fase da mineração. A influência de seu relacionamento garantiu-lhe status e ascensão social em uma sociedade escravista e abertamente racista.

Os historiadores não sabem ao certo o ano em que Francisca da Silva de Oliveira, mais conhecida como Chica da Silva, nasceu. Os estudos apontam que ela tenha nascido em algum momento entre 1731 e 1735, no Arraial do Milho Verde, atual cidade de Serro, no interior de Minas Gerais. Chica da Silva era filha de um português e de uma escrava africana.

Seu pai chamava-se Antônio Caetano de Sá, e sua mãe, Maria da Costa (“da Costa” faz referência ao lugar de origem de Maria, Costa da Mina, no continente africano). O pai de Chica não concedeu alforria à sua filha e vendeu-a para um médico que residia no Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina. Esse médico chamava-se Manuel Pires Sardinha e acabou sendo o pai do primeiro filho de Chica da Silva. Os abusos sexuais cometidos por portugueses brancos contra suas escravas eram comuns naquele período e, assim, Chica deu à luz seu primeiro filho, chamado Simão Pires Sardinha. Manuel não registrou Simão como seu filho, mas o colocou no seu testamento.

Relação com João Fernandes

Em 1753, o contratador de diamantes da cidade de Diamantina, João Fernandes de Oliveira, comprou Chica da Silva de Manuel, pagando-lhe o valor de 800 mil-réis. Dois meses depois de ter sido comprada por João Fernandes, Chica foi alforriada, e os dois assumiram uma relação pública, mas nunca chegaram a se casar oficialmente.

Durante quase duas décadas, Chica da Silva manteve relação com um dos homens mais ricos de toda a colônia. A relação de Chica e João estendeu-se até 1770 e, nesse período, o casal teve um total de treze filhos. Chica da Silva passou grande parte do seu relacionamento com João grávida. Ainda assim, conseguiu gozar do prestígio que a riqueza de seu marido proporcionava.Chica da Silva tratou de procurar inserir-se nos círculos sociais da época e, por isso, possuía muitas casas e um grande número de escravos. Chica da Silva também se associou a quatro irmandades religiosas – algo importante para uma mulher naquela época. A adesão dela a essas associações aconteceu por meio de doações.

Chica da Silva e João Fernandes tiveram uma relação estável até 1770. Nesse ano, o pai de João Fernandes faleceu e uma disputa testamentária fez com que ele decidisse voltar a Portugal. Lá ele permaneceu até a sua morte, por volta de 1776.

Explicação:

Espero ter ajudado


anitagaribalde2006: voltei
anitagaribalde2006: eu Desinstalei isso
DOUGLASID15: ok
DOUGLASID15: bibi
DOUGLASID15: bibi
DOUGLASID15: bibi
Respondido por brendaisis
2

Chica da Silva foi uma mulher que contrariou a realidade escravagista de sua época ao ser alforriada e relacionar-se com um homem de elevado prestígio no contexto do ciclo aurífero. Livre e detentora de inúmeros bens, Chica tornou-se conhecida e respeitada na sociedade mineira.

A literatura e Chica da Silva

As obras literárias atreladas à Chica são relevantes porque permitem que na contemporaneidade, os indivíduos possam conhecer as relações sociais estabelecidas no passado e o motivo de uma mulher negra poderosa ser motivo de tanta surpresa para a população colonial mineira.

Saiba mais sobre a sociedade mineradora em: https://brainly.com.br/tarefa/1317396

Anexos:
Perguntas interessantes