De acordo com a administração clássica, em especial no taylorismo, as organizações eram vistas como sistemas relativamente fechados, pois a eficácia e o sucesso dependiam da eficiência das relações internas. Contudo, a teoria organizacional contemporânea toma uma perspectiva muito mais ampla das organizações e sua administração e, atualmente, as empresas são vistas como sistemas abertos.
Com base nessas informações, as empresas são sistemas abertos porque:
A
abrigam uma diversidade de departamentos e setores cada qual com a sua especificidade, portanto, denominam-se sistemas abertos ou ainda sistemas holísticos.
B
são compostas por funcionários de diferentes setores, segmentos e origens, possibilitando a inclusão de várias culturas, etnias, religiões e expertises diferentes.
C
são compostas por componentes independentes sem a necessidade de interagir com o ambiente para funcionar perfeitamente como um conjunto de máquinas por exemplo.
D
são compostas por estratégias internas dentro da dinâmica ambiental, capazes de blindar suas ações e atingir com maior eficácia os resultados propostos.
E
precisam adaptar-se a condições externas mutantes para desempenharem, terem sucesso e até sobreviverem ao longo do tempo de forma eficaz
Soluções para a tarefa
As organizações são consideradas sistemas abertos porque, a todo o momento, sofrem influencias internas e externas, que podem afetar em todo o processo produtivo.
As influências internas são dadas por: colaboradores, fornecedores e concorrência. Por outro lado, as influências externas são representadas por: governo (política econômica) e sociedade.
Neste sentido, a organização faz um esforço para traçar as estratégias de acordo com a dinâmica ambiental.
"E) precisam adaptar-se a condições externas mutantes para desempenharem, terem sucesso e até sobreviverem ao longo do tempo de forma eficaz".
Até breve!
Resposta: Alternativa (E)
Explicação:
A alternativa 1 está incorreta porque, a caracterização de sistema aberto não tem relação alguma com a quantidade ou diversidade de setores e departamentos de uma empresa.
A alternativa 2 está incorreta porque, estabelece uma relação inexistente entre inclusão de culturas, religião, etnias etc. com o conceito de sistema aberto.
A alternativa 3 está incorreta porque, menciona o termo independência em relação aos componentes, e independência, significa falta de integração dentro de um sistema.
A alternativa 4 está incorreta porque, é importante que a empresa tenha estratégias tanto para as questões internas quanto para adversidades e oportunidades vindas do ambiente.
A alternativa 5 está correta porque, qualquer acontecimento no ambiente maior poderá afetar a organização. As organizações são concebidas como parte de um universo ou ambiente maior, logo, são consideradas como sistemas abertos. Na época do taylorismo, pouca atenção se dava à adaptação da organização às mudanças no ambiente externo.
fechados, somente com o surgimento da teoria de sistemas foi que as organizaÁıes passaram a
ser vistas como sistemas abertos que precisam se adaptar a condiÁıes externas mutantes para
desempenhar seu papel, ter sucesso e atÈ sobreviver ao longo do tempo, de forma eficaz,
como enfatiza Bateman.