“De acordo com a abordagem de Foucault (1981), para entender a possibilidade epistemológica do surgimento da antropologia é preciso partir da invenção do homem como objeto de conhecimento positivo e da ênfase na idéia de processo que, articuladas, delineiam a episteme moderna. Os dois elementos estão nítida e significativamente presentes na obra de Lewis Morgan.
Em A sociedade primitiva, o autor institui a possibilidade de uma ciência do homem com base na concepção da historicidade de seu objeto, historicidade concebida enquanto processo temporal de desenvolvimento das culturas humanas rumo à civilização. Na medida em que a possibilidade de uma ciência do homem pressupõe a idéia de uma identidade humana universal, essa discussão alcança a problemática relativa a uma tensão analítica fundamental do saber antropológico; tensão que envolve, em um pólo, a idéia da unidade do gênero humano e, em outro, a concepção da multiplicidade das culturas. No entanto, seguindo a sugestão inscrita na colocação inicial deste texto, o propósito aqui não é explorar essa tensão no interior do saber antropológico, mas alcançá-la enquanto tensão própria à ordem social instaurada na época moderna.” ( GARCIA, Sylvia Gemignani. “Antropologia, modernidade, identidade: notas sobre a tensão entre o geral e o particular”. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 5, 1993)
Quando o autor afirma que
“para entender a possibilidade epistemológica do surgimento da antropologia é preciso partir da invenção do homem como objeto de conhecimento positivo e da ênfase na idéia de processo”,
está se referindo à, respectivamente:
Escolha uma:
a. Ao cientificismo evolucionista e à noção de história culturalista
b. Ao ceticismo positivista e à noção de identidade cultural
c. Ao cientificismo antropológico e à noção de estrutural social
d. Ao cientificismo positivista e à noção de história evolutiva
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Letra b ceticismo positivista e a noção de identidade cultural
Respondido por
0
Resposta:
A resposta CORRETA É : letra D - Ao cientificismo positivista e à noção de história evolutiva
Explicação:
Acabei de fazer e está correta.
está se referindo à, respectivamente:
partir da invenção do homem como objeto de conhecimento positivo = cientificismo positivista
da ênfase na idéia de processo= noção de história evolutiva
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás