De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica leia e analise as seguintes afirmações: I. Para produzir trabalho continuamente, uma máquina térmica, operando em ciclos, deve necessariamente receber calor de uma fonte quente e ceder parte dele a uma fonte fria. II. A Segunda Lei da Termodinâmica não se aplica aos refrigeradores, porque estes transferem calor da fonte fria para a fonte quente. III. A importância do ciclo de Carnot reside no fato de ser o ciclo de rendimento igual a IV. É possível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e transformá-lo em uma quantidade equivalente de trabalho. V. O rendimento das máquinas térmicas quentes é definido como a razão entre o trabalho realizado pela máquina e a energia total fornecida à mesma. Assinale a alternativa CORRETA.
Soluções para a tarefa
Apenas as afirmações I e V são verdadeiras.
I. Para produzir trabalho continuamente, uma máquina térmica, operando em ciclos, deve necessariamente receber calor de uma fonte quente e ceder parte dele a uma fonte fria.
V. O rendimento das máquinas térmicas quentes é definido como a razão entre o trabalho realizado pela máquina e a energia total fornecida à mesma.
A Segunda Lei da Termodinâmica constata que o calor só é transmitido do corpo mais quente para o corpo mais frio, ou seja, não ocorre espontâneamente o fluxo de calor do corpo mais frio para o mais quente, para que isso seja possível é necessária a ação de um agente externo.
Outra constatação possível pela Segunda Lei da Termodinâmica é a de que nenhuma máquina apresenta rendimento de 100%, ou seja, em um ciclo termodinâmico, o trabalho realizado nunca será igual à quantidade de calor absorvida.
As opções III e IV estão incorretas pois nenhuma máquina apresenta 100% de rendimento e porque a quantidade de calor retirada da fonte quente não será equivalente ao trabalho.
A opção II está incorreta pois de acordo com a Segunda Lei da termodinâmica, o calor pode ser cedido para a fonte quente se houver a ação de um agente externo.