Geografia, perguntado por bela425, 7 meses atrás

de acordo co sua influência, como São classificadas as metrópoles​

Soluções para a tarefa

Respondido por asheleysilva2806
1

Resposta:

as metrópoles costumam ser classificadas conforme o seu nível de grandeza e complexidade geográfica e econômica, em uma distinção que vai das cidades globais a metrópoles regionais:

Metrópoles globais: são cidades que polarizam em torno de si uma área que vai além do território nacional, expandido sua influência geoeconômica para outros países e continentes. Entre as metrópoles globais há, inclusive, uma hierarquia interna, com grandes centros mundiais que exercem influência sobre todo o mundo, tais como Nova York, Londres, Tóquio e Paris, e outros centros que polarizam ações em um nível um pouco menos abrangente, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Cidade do México, entre outras.

Metrópoles nacionais: são cidades que polarizam apenas áreas urbanas localizadas no território nacional, com pouco ou nenhum peso sobre a atividade econômica de outros países, com exceção de nações cujo território é muito pequeno. Essas metrópoles, no entanto, interligam-se indiretamente à cadeia econômica internacional por meio das grandes metrópoles de seus países. No Brasil, os principais exemplos são Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, entre outros.

Metrópoles regionais: como o próprio nome indica, são cidades que atingem diretamente uma área territorial limitada, com uma região de entorno não muito abrangente. Mesmo assim, essas metrópoles costumam apresentar um elevado grau de crescimento populacional e econômico, podendo, futuramente, alcançar um nível mais alto nessa hierarquia. São exemplos de metrópoles regionais Goiânia, Belém, Manaus e Campinas.

=)

Respondido por BRIANTeles
1

Resposta:

Metrópoles globais: são cidades que polarizam em torno de si uma área que vai além do território nacional, expandido sua influência geoeconômica para outros países e continentes. Entre as metrópoles globais há, inclusive, uma hierarquia interna, com grandes centros mundiais que exercem influência sobre todo o mundo, tais como Nova York, Londres, Tóquio e Paris, e outros centros que polarizam ações em um nível um pouco menos abrangente, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Cidade do México, entre outras.São Paulo é também um exemplo de metrópole global

Metrópoles nacionais: são cidades que polarizam apenas áreas urbanas localizadas no território nacional, com pouco ou nenhum peso sobre a atividade econômica de outros países, com exceção de nações cujo território é muito pequeno. Essas metrópoles, no entanto, interligam-se indiretamente à cadeia econômica internacional por meio das grandes metrópoles de seus países. No Brasil, os principais exemplos são Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, entre outros.Metrópoles regionais: como o próprio nome indica, são cidades que atingem diretamente uma área territorial limitada, com uma região de entorno não muito abrangente. Mesmo assim, essas metrópoles costumam apresentar um elevado grau de crescimento populacional e econômico, podendo, futuramente, alcançar um nível mais alto nessa hierarquia. São exemplos de metrópoles regionais Goiânia, Belém, Manaus e Campinas.A cidade de Salvador é uma metrópole regional

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes