DÊ A FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO QUE: ENCONTREI O GAROTO QUE VOCÊ ESTAVA PROCURANDO. a) SUJEITO. b) OBJETO DIRETO c) OBJETO INDIRETO. d) AGENTE DA PASSIVA. e) COMPLEMEMNTO NOMINAL
Soluções para a tarefa
Resposta:Para compreendermos as características que norteiam o assunto em questão, façamos uma breve retomada ao conceito de pronomes relativos. Estes, estando na oração seguinte, retomam um termo já expresso na oração anterior, de forma a evitar “possíveis repetições” que possam interferir na qualidade do discurso proferido. Nesse sentido, analisemos os enunciados a seguir:
Os alunos prepararam-se bem. Os alunos foram classificados.
Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria:
Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.
Ideias preliminares enfatizadas, partamos agora para conhecer outras das muitas funções que eles representam. Comecemos então pelo pronome “que”, uma vez se referindo a coisas ou pessoas:
* Sujeito
Os alunos que se prepararam bem foram classificados.
(Os alunos preparam-se bem)
* Objeto direto
Chegaram as pessoas que convidei para o evento.
(Convidei as pessoas para o evento)
* Objeto indireto
* Aquelas são as referências bibliográficas de que você precisa.
(Você precisa das referências bibliográficas)
Ob. Indireto
* Complemento nominal
São muitas as travessuras de que o garoto é capaz.
(O garoto é capaz de muitas travessuras)
Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”.
Explicação:
Resposta: Letra A
Explicação: Substituímos seu antecedente pelo pronome relativo "que" e o expressamos com a palavra "alunos". Nesse caso, ele desempenhou o papel de sujeito da oração.