Biologia, perguntado por 123456789keila, 8 meses atrás

De a definição dos termos abaixo: a)Gene: b) Cromossomos homólogos: c) Célula diplóide: d) Célula haploide: e) cariótipo:

Soluções para a tarefa

Respondido por DPC23
9

Resposta:

Explicação:

a) Gene: O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica de ácidos nucleicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico – DNA- e ácido ribonucleico – RNA).

b) Cromossomos homólogos: Homólogos, ou cromossomos homólogos, são pares de cromossomos que vêm de cada pai. Em termos de estrutura, eles têm o mesmo comprimento e quantidade de genes, padrão de bandas, localização dos genes, bem como a localização dos centrômeros.

Apesar de serem semelhantes na maioria dos aspectos, eles vêm de diferentes alelos; ou seja, os genes podem ou não ser formas alternativas um do outro.

Basicamente, os organismos diploides, como os humanos, têm dois pares de cromossomos homólogos que são herdados da mãe e do pai.

c) Célula diplóide:  Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.

As células diploides, na maioria dos animais, proliferam-se e formam um organismo multicelular. Isso quer dizer que todas as células do nosso corpo, com exceção dos gametas, apresentam 46 cromossomos. Em alguns organismos, no entanto, a fase diploide é apenas a do zigoto, como é o caso de algumas algas e leveduras.

d) Célula haploide: Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.

Nos animais, as células haploides formam apenas os gametas, mas, em outros organismos, como as algas do gênero Chlamydomona, observa-se a fase haploide durante grande parte do ciclo de vida.

Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos. A presença da metade de cromossomos nessas células garante que, após a fecundação, o número de cromossomos seja restabelecido.

e) cariótipo: Define-se cariótipo como o conjunto de cromossomos contidos nas células de um organismo.

Morfologicamente, esses cromossomos são identificados, diferenciados e classificados quanto ao tamanho e localização do centrômero (região do cromossomo intermediária aos braços simétricos ou assimétricos, curtos ou longos).

Perguntas interessantes