Dê a definição da 1ª Lei da Termodinâmica e a 2ª Lei da Termodinâmica
Soluções para a tarefa
Explicação:
Primeira Lei da Termodinâmica
É uma das Leis da Termodinâmica mais conhecida. Foi desenvolvida por James P. Joule, afirma que é possível elevar a temperatura de um sistema pela adição de calor (energia térmica), mas também efetuando-se trabalho sobre ele. Ele realizou uma experiência em que consistia na suspensão de dois corpos pesados, por meio da carretilha, e depois liberá-la.
Os corpos, atraídos pela terra, caíam, fazendo a carretilha girar. Esse movimento se transmitia à haste metálica e dessa maneira as pás giravam no interior da água. Como consequência do movimento das pás a temperatura do líquido se elevava, o que era indicado pelo termômetro.
Segunda Lei da Termodinâmica
Desenvolvida por Rudolf Clausius, a Segunda Lei estabelece condições para que as transformações termodinâmicas ocorram. Ela diz que para um sistema realizar conversões de calor em trabalho, ele precisa realizar ciclos entres fontes de calor quente e fria de forma sucessiva. Assim, ocorre a transformação de calor em trabalho por um processo cíclico.
Essa lei se baseia nos enunciados:
• Enunciado de Kelvin: é impossível a construção de uma máquina que, operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho;
• Enunciado de Clausius: o calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta;
• Enunciado pela Entropia: essa lei também se baseia no conceito de entropia (é a medida de grau de desordem de um sistema). A entropia de um sistema isolado não se altera, pois esse sistema não troca energia e nem matéria com a vizinhança.