Artes, perguntado por tammyrespereiradeoli, 10 meses atrás

De 5 exemplos de mitos amazonico?

Soluções para a tarefa

Respondido por albuquerquedesousasr
2

Resposta:

Boto

Talvez essa seja uma das lendas mais famosas, não só da amazônia, mas do Brasil. Segundo a lenda, o boto é um rapaz bonito, elegante e que usa um chapéu cobrindo parte do rosto. De noite, o boto saí do rio, assumindo sua forma de homem, e indo para festas.

Nas festas, o boto seduz as moças mais bonitas, novas e sensuais, para ficarem com ele. Após sua conquista, o boto volta para a água, no rio mais próximo, não voltando mais para a moça.

Amazonas

O mito se trata das Icamiabas, que significam “mulheres sem marido”. As Amazonas, segundo a lenda, viviam no interior da região do Rio Nhamundá, em sua tribo só existiam mulheres guerreiras, sem nenhum homem.

As índias, e a tribo dos Guacaris viviam na região do País das Pedras Verdes, onde ficavam os muiraquitãs, as famosas pedras verdes. Segundo o mito, as amazonas realizavam festas anuais, onde convidavam os índios guacaris. Na festa, os índios se acasalavam.

Após o acasalamento, mergulhavam no lago Iaci-Uaruá (espelho da lua), e buscavam os muiraquitãs, e presenteavam seus companheiros. Ao nascer dos filhos, os homens eram entregues aos Guacaris, e as mulheres ficavam com as Amazonas.

Monte Roraima

A lenda diz que antigamente, na região do Monte Roraima existiam terras baixas e alagadiças, onde as tribos da região disputavam a região. Entretanto, um dia nasceu um pé de bananeira no local. Os anciões avisaram os demais da tribo que não se deveria comer os frutos da árvore, pois se tratava de um lugar sagrado.

Caso desobedecem as regras, consequências horríveis aconteceriam. Sendo assim, um dia o aviso dos pajés foi desobedecido e um cacho da bananeira foi retirado. A lenda diz que a terra começou a se mover, e nos céus trovões ecoaram.

Após isso, uma tempestade caiu, e um monte começou a se erguer das terras alagadas. A lenda ainda diz que o monte chora quando caem gotas de água de suas pedras.

Matinta Pereira

O folclore se trata de uma mulher que aparece de noite na mata, e que aqueles que lá estão ouvem seu assobio. Matinta Pereira tem um ponto fraco por mascar tabaco.

Sendo assim, para chamá la é preciso gritar para que ela venha buscar o tabaco. Matinta não vem de noite, e sim nas primeiras horas da manhã seguintes, batendo na porta de quem a chamou.

Algumas pessoas afirmam que se trata de uma velha, com cabelos espalhados e que flutua, com os braços abertos.

Caipora

O caipora é um índio protetor dos animais. Portanto, sua atividade na mata é afastar os animais dos caçadores. O caipora veste apenas uma tanga, e vive montado em um corpo, correndo pela floresta. Além disso, o índio é apaixonado por cachaça e fumo.

Saci

Outra lenda bastante famosa é a do Saci-Pererê. O saci é um menino negro, com uma perna só, que anda pulando. Além disso, o menino usa um gorro vermelho em sua cabeça, e fuma um cachimbo.

As lendas dizem que o saci é um menino travesso, que muitas vezes anda em um cavalo, um dentro de um redemoinho. Por ser travesso, é atribuído ao saci todo tipo de travessura que não se sabe o autor.

Dizem que o saci-pererê gosta de pregar peças como queimar comida nas panelas, apagar fogo dos fogões, e demais travessuras.

Explicação:

Perguntas interessantes