de 5 exemplos de fetiche (na sociologia) do seu cotidiano. pfv pessoal, me ajudem, preciso muito de alguns exemplos
Soluções para a tarefa
Explicação:
O trabalhador não mais dominando todas as etapas de fabricação e não possuindo os meios de produção para tal, acaba não se reconhecendo no produto produzido.
É como se o produto tivesse surgido independente do homem / produtor , como uma espécie de feitiço e seu valor de troca desvinculado dessa produção, daí o termo utilizado por Max: Fetichismo da mercadoria.
Ao depararmos com o produto artesanal nos preocupamos em saber quem o produziu, assim como o artesão mostra-se quase sempre orgulhoso do fruto de seu trabalho.
Uma relação de pertencimento do produto em relação ao artesão que o produziu.
Diferente, ao entrarmos em uma loja de produtos industrializados não nos interessamos saber quem o produziu, antes relacionamos sua produção área "empresa que o produz".
Isso porque na produção industrial há divisões social de tarefas, trabalho ( especializações ) e maquinarios que executam.
Aos trabalhadores não cabem reconhecer o resultado das produções como feito de seu trabalho e, por isso não se reconhece como dono de riqueza produzida, antes apenas "merecedor" de parte dela, àquela que resta após subtração mais-valia.