dê 3 caracteristicas naturais do oriente médio
Soluções para a tarefa
Características Gerais
O Oriente Médio é uma região do planeta localizada predominantemente no continente asiático – e por isso também denominada por Ásia Ocidental. Sua área também ocupa outros dois continentes: uma pequena porção do sudoeste da Europa e do norte da África. Os países que fazem parte do Oriente Médio são: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Sua população total está estimada em cerca de 260 milhões de habitantes.
Aspectos Físicos
O relevo costuma apresentar baixas altitudes em praticamente todo o seu território, excetuando-se a região Norte, mais especificadamente a Turquia, que apresenta algumas regiões montanhosas. É composto por muitos planaltos, com destaque para o planalto de Anatólia na Turquia e algumas planícies, com destaque para a planície da Mesopotâmia.
A sua extensão é quase toda delimitada por mares: O Mar Negro e o Mar Cáspio ao norte, os Mares Vermelho e Mediterrâneo a oeste e o Mar Atlântico ao sul. Apenas a leste é que sua área é delimitada por terra: pela Ásia do Sul e do Sudeste e pela China, mais ao oriente.
Os dois rios mais importantes da região são os Rios Tigres e Eufrates, ambos quase inteiramente localizados no território pertencente ao Iraque e que desaguam no Golfo Pérsico.
Clima
Seu território é atravessado pelo Trópico de Câncer e, por isso, apresenta duas grandes faixas climáticas, uma é a Zona Temperada Norte, que ocupa a maior parte de sua área, e a Zona Intertropical, localizada na porção sul. Os principais climas da região são o árido e o semiárido.
Vegetação
Em razão dos dois grandes tipos climáticos predominantes, o Oriente Médio exibe dois tipos predominantes de vegetação: as espécies xerófilas, localizadas nas regiões de clima árido, e as estepes e pradarias, localizadas nas regiões de clima semiárido.
Economia
A economia do Oriente Médio está quase toda voltada para a produção e exportação de Petróleo, por conta desse combustível fóssil estar predominantemente localizado nessa região. Estima-se que mais de 60% do petróleo produzido no mundo seja do Oriente Médio. Por conta de tal abundância e também pelo fato de o petróleo ser a principal matéria-prima e fonte energética do mundo, vários conflitos políticos ocorreram e ainda ocorrem tendo esse elemento como plano de fundo.
Além da exportação de petróleo, também existe uma pequena produção agropecuária, que não consegue se expandir por conta dos baixos investimentos e pelos tipos de clima predominantes. A industrialização na região é muito tímida e não representa grande impacto na economia local. A atividade econômica mais rentável para a região, depois do petróleo, é o turismo, concentrado nas cidades de Jerusalém, Nazaré e Tel Aviv.
Religião
A religião predominante é o islã, religião aderida por cerca de 90% da população total. Registra-se que ela tenha sido originada em tribos da península arábica e caracterizada por ser monoteísta, em que o único Deus é Alá, e pelo seu caráter messiânico, ou seja, a crença em um Messias (salvador), o profeta Maomé. O Islã compreende hoje em mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo e, desse total, 230 milhões são do Oriente Médio. Além dos muçulmanos, existem ainda cerca de 6 milhões de Judeus, quase todos concentrados em Israel, e mais de 13 milhões de cristãos.
Geopolítica
O Oriente médio é caracterizado pela ocorrência de muitos conflitos geopolíticos ao longo de sua história. É, de longe, o local com maior tensão no mundo. Em tempos históricos, muitos povos invadiram essa região, como os Persas, o Império Árabe e os Turcos Otomanos. Sua localização na divisa de três continentes, a posição geográfica de suas nações, conflitos religiosos e, principalmente, o petróleo estão na base desses conflitos.
O principal conflito do Oriente médio é entre Israel e Palestina, trata-se de uma guerra entre Árabes e Judeus em busca da formação de seus respectivos territórios e pela ocupação da cidade considerada sagrada para ambas as nações: Jerusalém.
Outra questão é a dos curdos, um povo atualmente formado por cerca de 30 milhões de habitantes dispersos por todo o Oriente Médio, mais conhecidos por ser a maior nação sem pátria do mundo. Reivindicam junto a ONU o seu território e, por isso, são muito perseguidos.
Além disso, muitas das nações dessa região, ao longo da história, guerrearam em busca de expansão de seus territórios. A intensificação dessas batalhas se deu após o processo de ocupação realizado pelas grandes potências europeias, que dividiram esse espaço em territórios diversos conforme suas vontades e necessidades.