DE 1500 A 1530, A COROA PORTUGUESA NÃO TEVE INTERESSE EM COLONIZAR O BRASIL. PARTICIPOU E INCENTIVOU APENAS A EXPLORAÇÃO DO PAU-BRASIL NA FAIXA LITORÂNEA BRASILEIRA. OS PORTUGUESES QUE PARTICIPAVAM DESTA ATIVIDADE ECONÔMICA NÃO FIXAVAM RESIDÊNCIA NO BRASIL, FAZIAM SEU TRABALHO E VOLTAVAM PARA PORTUGAL. ESTE PERÍODO É CONHECIDO COMO PRÉ-COLONIAL. AS EXPEDIÇÕES QUE PORTUGAL ENVIAVA AO BRASIL NESTE PERÍODO TINHAM COMO FUNÇÃO A CONSTRUÇÃO DE FEITORIAS NO LITORAL E O RECONHECIMENTO TERRITORIAL. PORÉM, COM A PRESENÇA DE PIRATAS E NAVEGADORES DE OUTRAS NAÇÕES (HOLANDESES E FRANCESES), O REI D. JOÃO III PERCEBEU QUE ERA NECESSÁRIO OCUPAR, COLONIZAR E EXPLORAR SUA COLÔNIA ATRAVÉS, PRINCIPALMENTE, DA AGRICULTURA. ASSIM TÊM INÍCIO A EXPEDIÇÃO COLONIZADORA DE MARTIM AFONSO DE SOUSA (1530 – 1532). SOBRE ESTE FATO DA HISTÓRIA BRASILEIRA, MARQUE A ALTERNATIVA INCORRETA: *
a)EM JANEIRO DE 1531 CHEGOU AO BRASIL A EXPEDIÇÃO DE MARTIM AFONSO DE SOUSA. D. JOÃO III (“O COLONIZADOR”), A ENVIOU PARA O BRASIL COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE COLONIZAR A RECÉM-DESCOBERTA COLÔNIA. A EXPEDIÇÃO ERA COMPOSTA POR CERCA DE 400 HOMENS (COLONOS E TRIPULANTES), QUE TROUXERAM SEMENTES DE CANA-DE-AÇÚCAR, INSTRUMENTOS AGRÍCOLAS, MUDAS DE PLANTAS E ANIMAIS DOMESTICADOS.
b)COM O CARGO DE CAPITÃO-MOR, MARTIM AFONSO TINHA COMO MISSÃO PROTEGER O LITORAL CONTRA INVASÕES ESTRANGEIRAS, APLICAR A JUSTIÇA, ESTABELECER NÚCLEOS DE POVOAMENTO, NOMEAR FUNCIONÁRIOS, BUSCAR NOVAS RIQUEZAS (PEDRAS E METAIS PRECIOSOS) E ADMINISTRAR O TERRITÓRIO.
c)DURANTE DOIS ANOS, OS NAVIOS DE MARTIM AFONSO DE SOUSA PERCORRERAM O TITORAL, INDO DE PERNAMBUCO AO ATUAL URUGUAI, NA FOZ DO RIO DO PRATA, E TAMBÉM EM DIREÇÃO AO NORTE ATÉ O MARANHÃO. NESSAS VIAGENS, TRAVARAM-SE COMBATES CONTRA OS PORTUGUESES, QUE CONTINUAVAM A FREQUENTAR O LITORAL BRASILEIRO CONTRABANDEANDO PAU-BRASIL.
d)N.D.A
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
bom dia
Explicação:
a resposta é a letra A
Perguntas interessantes