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ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA O Brasil possui valiosos sítios
arqueológicos em seu território, embora nem sempre tenha sabido preservá-los. Em
Minas Gerais, por exemplo, na região que abrange os municípios de Lagoa Santa,
Vespasiano, Pedro Leopoldo, Matosinhos e Prudente de Moraes, existiram grutas que
traziam, em suas pedras, sinais de uma cultura pré-histórica no Brasil. Algumas
dessas grutas, como a chamada Lapa Vermelha, foram destruídas por fábricas de
cimento que se abasteceram do calcário existente em suas entranhas. Além dessas
cavernas já destruídas, muitas outras encontram-se seriamente ameaçadas. Das
grutas da região, a única protegida por tombamento do IPHAN (Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional) é a gruta chamada Cerca Grande. Ela é considerada
importante monumento arqueológico por causa de suas pinturas rupestres e de fósseis
descobertos em seu interior, indicadores de antigas culturas existentes em nosso país.
No sudeste do Estado do Piauí, município de São Raimundo Nonato, há um
importante sítio arqueológico onde, desde 1970, diversos pesquisadores vêm
trabalhando. Em 1978, uma missão franco-brasileira coletou uma grande quantidade
de dados e vestígios arqueológicos. Esses cientistas chegaram a conclusões
esclarecedoras a respeito de grupos humanos que habitaram a região por volta do ano
6 000 a.C., Ou talvez numa época mais remota ainda. Segundo as pesquisas, os
primeiros habitantes da área de São Raimundo Nonato - provavelmente caçadores-
coletores, nômades e seminômades - utilizavam as grutas da região como abrigos
ocasionais A hipótese mais aceita, portanto, é a de que esses homens foram os
autores das obras pintadas e gravadas nas grutas da região. Os pesquisadores
classificaram essas pinturas e gravuras em dois grandes grupos: obras com motivos
naturalistas e obras com motivos geométricos. Entre as primeiras predominam as
representações de figuras humanas que aparecem ora isoladas, ora participando de
um grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. No grupo
dos motivos naturalistas, encontram-se também figuras de animais, cujas
representações mais frequentes são de veados, onças, pássaros diversos, peixes e
insetos. As figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas
paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e
triângulos. A partir do estudo dos vestígios arqueológicos encontrados em São
Raimundo Nonato, os estudiosos levantaram "a hipótese da existência de um estilo
artístico denominado Várzea Grande". Esse estilo tem como característica "a utilização
preferencial da cor vermelha, o predominio dos motivos naturalistas, a representação
de figuras antropomorfas e zoomorfas (com corpo totalmente preenchido e os
membros desenhados com traços) e a abundância de representações animais e
humanas de perfil. Nota-se também a frequente presença de cenas em que participam
numerosas personagens, com temas variados e que expressam grande dinamismo".
As pesquisas científicas de antigas culturas que existiram no Brasil, a partir das
descobertas realizadas no sudeste do Piauí, abrem uma perspectiva nova tanto para a
historiografia como para a arte brasileiras. Esses fatos nos permitem ver mais
claramente que a história de nosso país está ligada à história do mundo todo, e que as
nossas raízes são muito mais profundas do que o limite inicial de uma data, no tão
próximo século XV. RESUMO
Soluções para a tarefa
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