DATA:
6° ANO C
EDUCACAO
Sario,
UNIDADE INTEGRADA DOMINGOS MACHADO - ANEXO II
PROF.": EUNICE CARVALHO DE SOUSA
ALUNO (A): _Klubo vícTOR
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - 3
> Atividade sobre o Tema : "Ciclo da Água".
ciclo da água?
2. Com base na leitura do texto “O ciclo da água”, 'descreva o processo o natural de circulação de
água na Terra, que chamamos de ciclo da água.
3. Quais são as etapas do ciclo da água? Explique o que ocorre em cada uma delas.
Escreva nos retângulos em branco or
1. A água se movimenta, muda de estado físico e de ambiente continuamente, em um processo
chamado ciclo da água. Quais as duas mudanças de estados físicos que normalmente observamos no
Soluções para a tarefa
1- fusão: que é a passagem da água do estado solido para o estado liquido.
solidificação: é a passagem da água no estado liquido para o estado solido.
evaporação: passagem do estado líquido para o gasoso.
2- inicialmente, a água de rios, mares e lagoas sofre evaporação. Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se. A condensação ocorre porque a temperatura em grandes altitudes é inferior à da superfície da Terra, ocasionando assim a passagem do estado gasoso para o líquido.
Quando ocorre a condensação, essas pequenas gotículas de água formadas darão origem às nuvens. Caso a temperatura esteja muito baixa, serão formados cristais de gelo ou a neve. Com as nuvens carregadas, ocorre a chuva ou, ainda, dependendo da temperatura, há o granizo ou a nevada.
Quando a água chega ao solo, ela pode ser utilizada por animais e plantas, infiltrar-se no solo e constituir os lençóis subterrâneos, além de poder ainda voltar para rios, lagos e mares. A água contribui nesse momento também para deixar o clima mais úmido.
3- O calor irradiado pelo sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos ocorrendo o fenômeno da Evaporação.
O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação.
Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.
Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos.
Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.