Das orações ora retratadas, explique a diferença de sentido existente entre elas, no que se refere ao artigo que acompanha o substantivo
Soluções para a tarefa
Olá!
As orações em questão são:
1- Eu acompanhei a garota até sua casa.
2- Encontrei uma garota por onde eu passava.
A diferença é que, na primeira oração, ao dizer "a garota", cria-se um sentido específico - não é uma garota qualquer, não é uma garota entre várias, é aquela em específico a qual nos estamos referindo. Estamos dando importância ao fato de ser destacada do conjunto "garotas", não serve qualquer outra, apenas aquela. Por exemplo se eu digo que "O cão atravessou a rua", estou definindo um animal específico, pertencente a espécie cão.
Na segunda frase, há um sentido genérico, não está se referindo a uma garota específica, mas uma garota qualquer, não importa que garota seja. Apenas destaca-se o fato de que era uma jovem do sexo feminino, pertencente ao grupo "garota". Ela é indefinida. Voltando ao exemplo do cão, se eu digo "Um cão atravessou a rua" eu estou falando e um cão em termos gerais, sem dar importância a que cão é este.
As orações destacadas são as seguintes:
- Eu acompanhei a garota até sua casa.
- Encontrei uma garota por onde eu passava.
Na primeira oração, temos que o termo "a" remete a apenas um único elemento (substantivo), além de se tratar de um artigo definido.
Já na segunda oração, o termo "uma" se trata de um artigo indefinido, onde não se especifica sobre quem estava se referindo.
Exemplo de artigo definido em frases:
Artigo - "o", em "o meu chapéu tem três pontas". Este artigo masculino é definido, e está no modo singular.
Artigos definidos: o, a, os as.
Exemplo de artigo indefinido em frases:
Artigo - "umas", em "eu tenho umas luvas para você".
Artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.
Mais em: brainly.com.br/tarefa/28684248