Das cobras aos mangustos
Na Jamaica, eram encontradas muitas cobras venenosas. Os acidentes com picadas de cobra eram muito frequentes e, pensando em diminuí-los, introduziu-se uma espécie de pássaro comedor desses répteis.
Depois de algum tempo, o número de cobras havia diminuído muito. No entanto, os ratos-do-campo, principal presa das cobras, multiplicaram-se rapidamente, atacando plantações de cana-de-açúcar e outras culturas agrícolas.
Tentando combater os ratos, foram introduzidos alguns casais de mangustos, que povoaram toda a ilha. Cerca de dez anos depois, quase todos os ratos tinham desaparecido da lavoura.
O mangusto-listrado (entre 30 e 45 cm) é um animal que se alimenta de roedores e de outros animais, como aves, lagartos e sapos,
ou ainda de animais domesticados, como cães e porcos do seu tamanho. Também podem fazer parte de sua dieta frutos e folhas de algumas plantas.
Agora responda:
a) Quais são as tentativas de controle biológico citadas no texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introduzir um predador natural dessas espécies no mesmo habitat
Explicação:
INtroduziram aves que se alimentam de cobras para a população das cobras diminuir, o que deu cerot, mas a população de ratos aumentou devido que o predador que controlava a população dos ratos(a cobra) está quase desaparecendo, então introduziram texugos que se alimentam de ratos para controlar a população de ratos, como os ratos estão quase desaparecendo capaz de algumas espécies de pequenos invertebrados se multiplicarem, pois o seu predador quase não existe mais.
Resposta:
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO:
a) Uma tentativa foi a introdução de pássaros que se alimentam de serpentes, e a outra, o controle dos ratos-do-campo por mangustos.
b) Resposta pessoal. O que ocorreu, na realidade, foi que, sem os ratos, os mangustos começaram a se alimentar dos mais variados animais, como cachorros, cabritos, porcos, aves domésticas e seus ovos. Também devastaram hortas e plantações. Atualmente, o controle da população de mangustos ainda é um problema para agricultores e fazendeiros.
Explicação:
plurall