Sociologia, perguntado por taitobiop7pcs9, 10 meses atrás

Darwinismo social é a teoria da evolução da sociedade. Recebe esse nome uma vez que se baseia no Darwinismo, que é a teoria da evolução desenvolvida por Charles Darwin (1808-1882), no século XIX. O darwinismo social acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras. Sobre o darwinismo social, é incorreto afirmar que:

A regra darwinista da competição e da sobrevivência da mais forte é aplicada à lei do mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico – neoliberalismo.

O darwinismo social foi criado por Charles Darwin.

O Darwinismo social foi transposição de conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e do comportamento humanos, o que promoveu desvio interpretativos graves, que legitimaram ações guiadas por preconceitos e interesses participares. Um desses desvios ocorreu com a aplicação do conceito de espécie de Darwin para o estudo das diferentes sociedades e étnicas.


Trata-se da política de expansão e domínio político e econômico e é resultado da exploração dos países colonizados, em virtude da demanda industrial das potências emergentes. Assim, a propósito do darwinismo social era corroborado pelo processo de dominação política e econômica e legitimação das potências emergentes, o chamado neocolonialismo.

A presença do darwinismo social é revelada no racismo no Brasil, que tem origem na época da colonização. Embora os brasileiros não admitam, grande parte deles discriminam os negros. O resultado desse comportamento é revelado nas estatísticas que mostram, por exemplo, que a grande parte da população carente no Brasil é negra.

Soluções para a tarefa

Respondido por grazinh
9

Resposta:

A regra darwinista da competição e da sobrevivência da mais forte é aplicada  à lei do mercado,principalmente pela doutrina do liberalismo econômico-neoliberalismo.

Explicação:

O neoliberalismo se caracteriza por uma ordem social em que uma nova disciplina é imposta ao trabalho e novos critérios gerenciais são estabelecidos, servindo-se de instrumentos como o livre comércio e a livre mobilidade de capital.

Perguntas interessantes